Alpha Delphini

São Paulo ganhará segundo navio de pesquisa

Primeiro barco oceanográfico inteiramente construído no Brasil, o Alpha Delphini integra um projeto submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), pelo Instituto Oceanográfico (IO), da Universidade de São Paulo (USP). F

Agência Fapesp
24/05/2013 11:00
Visualizações: 98
A comunidade científica do estado de São Paulo ganhará, nas próximas semanas, uma segunda embarcação para pesquisas oceanográficas. Trata-se do barco Alpha Delphini, que deverá iniciar, em duas semanas, sua primeira expedição científica.

Primeiro barco oceanográfico inteiramente construído no Brasil, o Alpha Delphini integra um projeto submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), pelo Instituto Oceanográfico (IO), da Universidade de São Paulo (USP). Foi construído para aumentar a capacidade de pesquisa em oceanografia no estado.

O projeto também incluiu a aquisição do navio oceanográfico Alpha Crucis, inaugurado em maio de 2012. “As duas embarcações se complementam perfeitamente em termos de possibilidades de pesquisas oceanográficas e foram concebidas para atuar dessa forma”, disse Michel Michaelovitch de Mahiques, diretor do IO-USP. “O Alpha Delphini tem autonomia e capacidade de pesquisa intermediária entre as pequenas embarcações e os navios oceanográficos disponíveis para pesquisa no estado e completa uma necessidade que tínhamos de contar com uma embarcação que cobrisse o que chamamos de plataforma continental - uma área que começa na linha da costa e atinge até 200 metros de profundidade”, explicou.

De acordo com Mahiques, o custo total do barco foi de R$ 5,5 milhões. A Fapesp destinou R$ 4 milhões para a construção da embarcação e o restante - motores e equipamentos científicos - foi financiado com recursos do IO-USP.

O barco tem 26 metros de comprimento e capacidade de transportar dez pesquisadores, além da tripulação. Ele foi construído no estaleiro Inace, no Ceará. A autonomia de navegação é de 10 a 15 dias.

A primeira expedição científica do Alpha Delphini está marcada para o início do próximo mês no litoral de Pernambuco. O objetivo é avaliar o papel das regiões oceânica e costeira de Pernambuco como absorvedoras ou liberadoras de carbono e identificar quais zonas atuam de uma forma ou de outra.

Ao concluir a expedição, o Delphini seguirá para Santos, onde ficará ancorado no Armazém 8 do Porto de Santos. A ideia dos pesquisadores é de que, quando o barco não estiver em fase de pesquisas, ele permaneça aberto para visitação pública no Porto.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19