Exploração

Rio Grande do Sul ganha polo naval capaz de construir plataformas e navios petroleiros

A partir de hoje (21), o Rio Grande do Sul está capacitado para produzir navios e plataformas marítimas para a exploração de petróleo. O Polo Naval do estado foi inaugurado pelo presidente Lula que, no seu discurso, destacou o fato de algumas pessoas não

Agência Brasil
21/10/2010 17:30
Visualizações: 48
A partir de hoje (21), o Rio Grande do Sul está capacitado para produzir navios e plataformas marítimas para a exploração de petróleo. O Polo Naval do estado foi inaugurado pelo presidente Lula que, no seu discurso, destacou o fato de algumas pessoas não acreditarem que seria possível construir sondas e plataformas para a Petrobras no Brasil. “Havia quem dissesse que eu estava mentindo, blefando, quando eu falei que era possível fazer as plataformas e sondas da Petrobras aqui no Brasil, que tínhamos que comprar de Singapura por que estávamos predestinados a sermos incompetentes”, afirmou.
 
 
Para o presidente da República, essa falta de visão existia porque há mais de duas décadas o setor naval deixou de receber grandes investimentos. “Isso havia uma razão de ser, o povo brasileiro havia 25 anos que não via o Brasil fazer grandes investimentos e gerar muito emprego, as pessoas estavam desacreditadas que o Brasil pudesse ter soberania”.
 
 
Os dados do desemprego, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que a taxa de setembro foi de 6,2%, a menor registrada desde o início da série histórica, em 2002, foram comentados pelos presidente Lula. “É o menor desemprego nesse país. Os outros que pensavam que eram melhores do que nós como os Estados Unidos tem 10%, 20% de desemprego”.
 
 
Ele também citou a previsão do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de que serão injetados R$ 102 bilhões na economia brasileira com o pagamento do décimo terceiro salário. “É mais gente comprando, produzindo. Este é o país que vamos deixar depois de oito anos na Presidência da República”.
 
 
O Polo Naval do Rio Grande tem plataformas flutuantes de perfuração, produção e de apoio destinadas à construção e ao reparo de unidades marítimas para a indústria do petróleo. A principal instalação é o dique seco, equipado com um pórtico capaz de erguer até 600 toneladas. Isso possibilita a construção simultânea de dois navios petroleiros ou duas plataformas, permitindo permitir que os serviços antes realizados no exterior possam ser feitos no Brasil.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19