Importação

Petrobras: alta das importações de petróleo acende sinal amarelo

Money Times, 30/04/2021
30/04/2021 12:43
Visualizações: 564

DivulgaçãoA Petrobras (PETR3;PETR4) divulgou sua produção do primeiro trimestre e não empolgou muito os analistas.

A empresa fechou o período com produção comercial de petróleo e gás natural de 2,45 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), queda de 6%.

A produção ao todo foi de 2,765 milhões de barris de boe por dia, retração de 5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

O analista Luis Sales, da Guide Investimentos, lembra que as exportações de petróleo apresentaram contração no período, enquanto as importações voltaram a subir após longo período de declínio.

"Não acreditamos que esta tendência permaneça, mas este foi um dos grandes problemas da Petrobras durante alguns anos: importação de petróleo a preços internacionais e venda interna com preços abaixo da paridade internacional", observa.

Já a XP afirma que a divulgação da Petrobras foi neutra.

"Por um lado, os números de produção ficaram abaixo na comparação anual devido aos desinvestimentos e ao declínio natural de produção. Por outro lado, vemos como positiva a maior taxa de utilização de refinarias reportada pela companhia na comparação anual", dizem os analistas Gabriel Francisco e Maira Maldonado.

Ainda segundo Sales, os dados de produção foram levemente abaixo do esperado pelo mercado.

"Em todo caso, o aumento da participação do pré-sal na produção deve contribuir para uma redução no custo de extração (lifting cost) da companhia", completa.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13