Tecnologia

Ocyan potencializa capacidade de suporte remoto com uso de plataforma de inteligência operacional Intelie LIVE®

Redação TN Petróleo/Assessoria
20/07/2021 19:55
Ocyan potencializa capacidade de suporte remoto com uso de plataforma de inteligência operacional Intelie LIVE®  Imagem: Divulgação Visualizações: 714

Projeto da Intelie para a provedora de soluções de óleo e gás também levou à redução de incidentes e aumento da performance operacional

A aplicação sistemática da Inteligência artificial à indústria de óleo e gás vem amadurecendo e se mostrando efetiva para potencializar as decisões humanas através da interação homem e máquina. Em 2018, a Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, implementou a plataforma de Inteligência Operacional Intelie LIVE® como parte dos investimentos previstos no programa de transformação digital da empresa. A plataforma foi inteiramente customizada e ganhou o nome de Ocyan SMART. A iniciativa ganhou corpo, contribuiu para reduzir em 69% a taxa de incidentes e tem ampliado seu escopo ao longo do tempo.

“A expectativa inicial incluía o monitoramento integrado das atividades operacionais e equipamentos críticos em tempo real, e em pouco tempo, a utilização foi ampliada com introdução de conceitos de análise inteligente dos dados, aprendizado de máquinas e manutenção baseada em condição, viabilizando um aumento da confiabilidade dos equipamentos e elevação do padrão de segurança, com acesso facilitado e instantâneo, além de mais transparência nas análises dos dados e incidentes”, explica Rodrigo Chamusca (foto), gerente de Tecnologia e Digital da Ocyan, da Diretoria de Inovação e Novos Negócios.

Hoje, com mais de 200 usuários, incluindo as equipes offshore, por meio do uso dos 177 dashboards configurados, 5 sondas de perfuração ativadas e 15 sistemas integrados, a empresa conseguiu reduzir a taxa de incidentes, e otimizou em 4,6% o uptime operacional, entre outros fatores por conta do apoio do SMART. O Intelie LIVE® foi um dos responsáveis pela provedora de soluções upstream offshore trabalhar de forma mais proativa, pois o sistema viabiliza o acesso aos dados remotamente e verifica sintomas de falha em seus equipamentos. Alertas são enviados imediatamente após cada anomalia detectada, o que confere maior agilidade na tomada de decisão e impede que o problema escale.

InstitucionalCom a plataforma, a Ocyan conseguiu acompanhar em tempo real e verificar, sem interromper as operações de caminho crítico, a necessidade de realizar intervenções e ajustes em válvulas durante testes do BOP (Preventor de Erupção Submarina), que é um dos equipamentos mais críticos em uma sonda de perfuração offshore de águas ultraprofundas. A verificação prévia e identificação de falhas são cruciais visto que problemas com o BOP na frota da Ocyan são responsáveis por aproximadamente 40% de todo downtime, tendo em vista a dificuldade de acesso a este equipamento que fica instalado no leito marinho, na cabeça do poço.

Líder no segmento de óleo e gás, a Intelie, startup brasileira que vem revolucionando o mercado de análise de dados promovendo Inteligência Operacional, iniciou o projeto com 15 funcionários dedicados, trabalhando consistentemente na customização e instalação da plataforma. Durante a pandemia, a Intelie facilitou o monitoramento da operação da Ocyan adaptando e personalizando o acesso via celular, fazendo com que os integrantes pudessem acessar as informações relevantes no aplicativo, de maneira simples, didática e eficaz, conferindo mobilidade à equipe e segurança durante o período de trabalho remoto.

Com base nos resultados, a Ocyan planeja expandir a atuação da plataforma para as áreas de produção e manutenção offshore. “Encontrar um parceiro como a Intelie foi fundamental para a jornada de transformação digital da Ocyan. Poder monitorar e acessar nossas operações remotamente durante o período de pandemia, foi certamente um grande diferencial para a empresa”, destaca Chamusca.

Sobre a Intelie - Fundada em 2008 por quatro amigos brasileiros com o objetivo de revolucionar o mercado de análise de dados em tempo real, a Intelie é hoje uma empresa global. A startup desenvolveu o Intelie LIVE®, software de Inteligência Operacional, que une Inteligência Artificial de ponta com inteligência humana para transformar dados em resultados. A Intelie trabalha com empresas líderes de diferentes segmentos, como Oil & Gas, Processamento de Alimentos, Mineração, Logística, Serviços Financeiros, entre outros.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13