Rio de Janeiro

Navio Português que reedita primeira volta ao mundo da história passará pelo Rio

Diário do Rio.com, 11/02/2020
11/02/2020 20:02
Navio Português que reedita primeira volta ao mundo da história passará pelo Rio Imagem: Cortesia Marinha Portuguesa Visualizações: 588

O navio-escola Sagres, principal embarcação de treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa, está chegando ao Rio de Janeiro. A embarcação, que passará pela cidade de 10 a 15 de fevereiro, está repetindo a odisseia do navegador português Fernão de Magalhães, que fez a primeira viagem de circum-navegação do mundo, iniciada em 1519 e concluída em 1522. Essa viagem serviu para a validação do conhecimento científico da época e demonstrou que a Terra, tal como hoje a conhecemos, era redonda.

O Navio, construído em 1937 em Hamburgo com 89,5 metros de comprimento, partiu de Lisboa no dia 05 de janeiro, passou por Tenerife (Espanha), Praia (Cabo Verde) e chegará ao Rio de Janeiro (Brasil) nesta segunda-feira (10/02). Ao todo, a Sagres viajará por 371 dias, passando em Tóquio, onde será a “Casa de Portugal” durante o período inicial dos Jogos Olímpicos, e participando das comemorações dos 500 anos da Descoberta do Estreito de Magalhães em Punta Arenas, no Chile.

Na sua escala na Cidade do Rio de Janeiro, o navio-escola ficará ancorado no Cais Armazém 7 (próximo do AquaRio), com uma intensa programação. No dia 10, celebrando a sua chegada, haverá um ato oficial com Ministro da Defesa de Portugal João Gomes Cravinho, em evento fechado. Já nos dias 11 (das 10h às 12h e das 14 às 18h), 12 (das 10h às 12h e das 14h às 16h) e 14 de fevereiro (das 10h às 12h e das 14h às 18h) o navio-escola Sagres estará aberto ao público. Nestes horários, integrantes da Marinha Portuguesa estarão disponíveis para responder a perguntas dos visitantes.

Na quarta-feira, dia 12/02, também haverá uma cerimônia da Câmara de Oeiras. Já na quinta-feira, dia 13, a Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), com uma notável tripulação, irá apresentar a iniciativa “Meetings from Douro” na qual promoverá, durante um exclusivo jantar a bordo, os vinhos, turismo e a cultura da região, além de buscar captar novos negócios para o Douro e Trás-os-Montes.

Na ação “Meetings from Douro” estarão a bordo do navio-escola Sagres operadores turísticos e agentes de viagem, assim como formadores de opinião pertencentes às áreas do turismo e enogastronomia, empresários, importadores e gestores dos departamentos de Alimentos e Bebidas (A&B) dos principais hotéis e restaurantes do Rio de Janeiro e Niterói, que serão convidados a conhecer os produtos e ofertas turísticas da região.

Os convidados terão acesso às informações sobre produtos de quase 160 empresas transmontanas e durienses, desde experiências de viagens, sabores no território ou dados mais institucionais sobre os diferentes municípios. A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações que valorizem a Portugalidade, sua história e seu papel no Mundo, a fim de reforçar laços entre os dois países.

Serviço:

Visitação ao Navio-Escola Sagres

Aberto ao público

Entrada gratuita. Sujeito à lotação

Dias e Horários

11 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 18h

12 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 16h

14 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 18h

Local:

Cais Armazém 7 (próximo do AquaRio)

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13