Indústria Naval

Local de possível estaleiro no CE sai em dezembro

Diário do Nordeste
20/10/2010 11:31
Visualizações: 134
Em dezembro deste ano, os cearenses finalmente saberão onde poderá vir a ser o local ideal para instalação de um estaleiro de médio porte no Estado. Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras Transportes S.A. (Transpetro), subsidiária da estatal encarregada da movimentação de combustíveis, o estudo para identificação da localização, orçado em R$ 446,6 mil, foi iniciado neste mês. A empresa responsável é a Concremat Engenharia, vencedora do processo licitatório, aberto pela Transpetro no último dia 12 em julho. Quatro empresas participaram do certame.
 

A perda do estaleiro Promar para Pernambuco e a garantia do presidente Lula da Silva de que um outro equipamento seria futuramente instalado no Ceará, resultado de longa discussão em torno da localização do empreendimento em Fortaleza, assim como a não viabilização de outra área adequada em tempo hábil, motivou a realização do estudo.
 

Fortaleza de fora
 

Segundo a Transpetro, o documento deve apontar o melhor local para a construção do equipamento e abrangerá todo o litoral do Ceará, à exceção de Fortaleza, cuja inviabilidade para receber um estaleiro já foi demonstrada por estudos encomendados pela Prefeitura, e apresentados ao presidente Lula.
 

Ainda conforme a subsidiária da Petrobras, as conclusões servirão para balizar potenciais investimentos privados na construção naval, que resultem em projetos no Estado, tendo em vista o crescimento previsto da demanda por navios petroleiros e gaseiros, por meio do desenvolvimento da produção de petróleo e gás na camada pré-sal.
 

Com isso, também afirma a empresa, segue-se a diretriz do Governo Federal de viabilizar novos investimentos no setor naval, através do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota), tendo em vista a cumprir seu papel de indutora maior do desenvolvimento desta indústria no País, tida como geradora de emprego, renda e cidadania a milhares de trabalhadores brasileiros.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13