Estaleiro

Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine completa FPSO P-68 da Petrobras

Estaleiro Jurong Aracruz alcança marco com entrega do primeiro projeto de fabricação e integração de módulos FPSO

Redação/Assessoria
16/09/2019 20:55
Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine completa FPSO P-68 da Petrobras Imagem: Divulgação Visualizações: 566

Subsidiária integral e controlado pelo Sembcorp Marine, o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), ultrapassou um marco operacional significativo com a conclusão de seu primeiro projeto de uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás (FPSO).

A P-68, uma plataforma FPSO recém construída, deixou o estaleiro hoje e será implantada nos campos de águas ultraprofundas de Berbigão e Sururu, na Bacia de Santos, no Brasil.

A embarcação foi construída para a Tupi B.V., um consórcio formado por Petrobras Netherlands B.V. (“PNBV”), Total Brazil Services BV, BG Gas Netherlands Holdings B.V. (“Shell”) e Galp Sinopec Brazil Services B.V. (Petrogal).

Medindo 316m de comprimento e 54m de largura, a P-68 produzirá até 150.000 barris de petróleo por dia (BOPD). Possui capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris e pode acomodar 154 pessoas.

O escopo de trabalho do EJA na P-68 inclui a fabricação de seis módulos, pipe-racks e flare, e a integração deles ao navio junto com outros itens fornecidos pelo cliente. Também foram executados trabalhos de carry over no casco da FPSO, que foi construído por outro estaleiro.

Ao concluir o projeto, a EJA consolida seu status de principal instalação no Brasil, capaz de executar trabalhos completos de engenharia, compras, construção e comissionamento para projetos offshore de grande escala. O EJA também oferece soluções de reparo e upgrade de embarcações.

A instalação de 82,5ha está em operação no município de Aracruz, no Espírito Santo, desde 2014 e emprega até 4.400 trabalhadores em períodos de pico.

Além de explorar a próspera indústria local de petróleo e gás, o EJA, com sua localização estratégica na costa leste do Brasil, é capaz de atender a campos em exploração nas regiões do Atlântico, Golfo do México e África Ocidental.

O presidente do EJA, T. Guhan, afirma: “Como um estaleiro brasileiro com experiência internacional e capacidades avançadas, somos uma grande organização econômica e também parte do tecido social e econômico do Espírito Santo e de suas comunidades locais. Temos o compromisso de ampliar nossos negócios aqui, fornecendo à indústria offshore de petróleo e gás soluções de engenharia de classe mundial e promovendo ativamente o desenvolvimento de habilidades, educação, oportunidades de emprego, assistência de saúde e outros resultados sustentáveis que promovam o progresso de nossas comunidades.

“Agradecemos à Petrobras e seus parceiros por escolherem trabalhar conosco no projeto P-68, bem como a nossos funcionários, fornecedores e líderes comunitários cuja assistência é importante para nosso sucesso contínuo. Esperamos muitas outras parcerias produtivas com os nossos stakeholders.”

Após a P-68, o EJA concluirá o projeto de fabricação e integração de módulos P-71 FPSO para Tupi B.V.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19