GNL

Em 2021 Petrobras importou 23 milhões de metros cúbicos por dia de GNL

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
12/01/2022 17:04
Em 2021 Petrobras importou 23 milhões de metros cúbicos por dia de GNL Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 908

A Petrobras atingiu em 2021 o recorde histórico de importação de gás natural liquefeito (GNL), com a compra de cerca de 23 milhões de metros cúbicos por dia do insumo. O recorde diário ocorreu em 1/10/21, com a importação de mais de 40 milhões de metros cúbicos. O GNL representou, no mesmo ano, cerca de 30% do total do portfólio de oferta de gás natural da Petrobras, sendo fundamental para suprir as demandas contratadas pelos seus clientes.

A marca representa um volume cerca de 200% superior ao montante adquirido em 2020, de 7,5 milhões m³/dia. Anteriormente, o ano com maior volume de importação de GNL havia sido 2014, com 20 milhões de m³/dia. O recorde de 2021 é resultado das iniciativas adotadas pela companhia para ampliar a oferta de gás natural ao mercado, como, por exemplo, o aumento de capacidade do terminal de regaseificação do Rio de Janeiro.

A Petrobras importa o GNL de países como Estados Unidos, Trinidad & Tobago e Catar, por meio de navios especiais, que transportam o gás na forma líquida. O insumo volta ao estado gasoso nos terminais de regaseificação e, em seguida, é enviado aos clientes que possuem contratos de comercialização de gás natural celebrados com a Petrobras. A importação de GNL para atendimento às demandas do mercado nacional de gás também pode ser realizada por outros fornecedores.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13