Terminais Portuários

Em 2018 o Tiplam na Baixada santista cresceu mais de 30%

Redação/Assessoria
20/02/2019 12:15
Em 2018 o Tiplam na Baixada santista cresceu mais de 30% Imagem: Divulgação Visualizações: 257

A VLI, empresa que administra o Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita), na Baixada Santista, movimentou em 2018 mais de 9,6 milhões de toneladas de grãos, açúcar e fertilizantes no terminal. Esse volume é 30% maior do que as 7,3 milhões de toneladas movimentadas no terminal em 2017.

Institucional

O crescimento é marcado por dois fatores: a liberação para carregamento completo de navios Panamax (60 a 70 mil toneladas por embarque) e a finalização do berço 4, responsável pelo incremento de fertilizantes - ambos ocorreram no primeiro semestre de 2018. No Tiplam, a integração com o modal ferroviário e chegada de 100% da carga exportada pelos trilhos tornam o processo de escoamento de produtos mais ágil e permite, por dia, o recebimento médio de três composições – cada uma com 80 vagões.

O acumulado de produtos do agronegócio exportados pelo terminal, como soja, milho e açúcar, supera 6,1 milhões de toneladas, ou seja, representa mais de 60% do total das 9,6 milhões de toneladas de 2018. Na comparação com o ano anterior o volume do agro (4,7 milhões de toneladas) saltou 30%. “Foi um ano com marcos importantes. Os resultados refletem o investimento feito pela VLI na ampliação do ativo. Seguimos orientados por aprimorar a nossa performance e contribuir cada vez mais com o agronegócio”, Leopoldo Gimenes, gerente geral Tiplam.

Novos embarques de soja à vista

A nova safra de soja já começou a ser escoada por essa importante rota da produção agrícola nacional formada pelo Tiplam e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Enquanto os primeiros navios Panamax estão a caminho do porto, os grãos chegam ao terminal de Uberaba, no Triângulo Mineiro, (no pico de safra, são cerca de 1.200 caminhões por dia) e de lá a carga segue para os vagões até a Baixada Santista.

Investimento e parceria

A VLI concluiu em 2018 um aporte de R$ 2,7 bilhões na ampliação do Tiplam e agregou 12 milhões de toneladas em capacidade ao complexo portuário de Santos. Por ano, o empreendimento pode exportar 9,5 milhões de toneladas de grãos e açúcar, além de importar 5 milhões de toneladas de fertilizantes, enxofre e demais produtos.

Essa logística integrada chamou a atenção da segunda maior produtora de açúcar do mundo, a multinacional francesa Tereos, que em junho do ano passado assinou com a VLI um acordo de 30 anos para o transporte da commodity pelos trilhos. Tereos e a VLI estão investindo R$ 205 milhões no projeto, que prevê a construção de um novo armazém no Tiplam com capacidade para armazenamento de 114 mil toneladas, e de outro no Terminal da companhia em Guará (SP), com capacidade de 80 mil toneladas. As obras serão iniciadas este ano.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20