Produtos e Serviços

Digital Data Book da Vallourec, um novo modelo de fornecimento de soluções tubulares inteligentes

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/11/2020 19:29
Digital Data Book da Vallourec, um novo modelo de fornecimento de soluções tubulares inteligentes Imagem: Divulgação Visualizações: 1260

Conheça o Digital Data Book: nova solução Vallourec.smart, que permite o acompanhamento de toda cadeia produtiva de tubos e gestão dos dados dos projetos dos clientes.

A Vallourec desenvolveu um novo modelo de fornecimento de soluções tubulares inteligentes, que combina serviços físicos e tecnologias digitais: o Vallourec.smart. Desenvolvidas de forma colaborativa – em parceria com o cliente –, as soluções atendem suas reais necessidades e são entregues de forma ágil e contínua. Isso significa que elas estão sempre em evolução, podendo ser adaptadas a cada nova demanda do cliente e atendendo às especificidades de cada projeto. Na linha de produtos Project Line Pipes (PLP), em muitos casos, como ocorre no Brasil, o petróleo é encontrado nos oceanos (offshore) em grandes profundidades, como nas áreas de pré-sal. Isso lança vários desafios durante o planejamento, a execução e operação dos empreendimentos. Nesse contexto, os tubos de aço sem costura são a melhor solução tecnológica tanto em termos de viabilidade econômica quanto para assegurar a integridade operacional e garantir a segurança física, humana e do meio ambiente.

Publicidade

PREVISIBILIDADE

Segundo o gerente de Desenvolvimento de Soluções para PLP da Vallourec, Dr. Vicente Trindade, quilômetros de tubos sem costura são instalados no ambiente subsea e sofrerão vários tipos de esforços mecânicos oriundos das ondas e movimentos da plataforma, além de altas pressões externas e internas. O petróleo ainda possui substâncias como ácido sulfídrico e gás carbônico que podem acelerar o processo de degradação desses tubos. “Dada a complexidade desses projetos, além de ferramentas de planejamento e de engenharia clássica, é crescente a busca por outras ferramentas que auxiliem na previsibilidade através de simulações computacionais de eventos ou situações que coloquem o empreendimento em algum risco”, explica. Isso está se tornando possível na Vallourec por meio do auxílio de ferramentas digitais capazes de coletar e analisar todos os dados dos tubos e auxiliar os clientes em toda a cadeia do projeto durante a preparação, execução e operação do empreendimento. Dentre as soluções oferecidas pelo Vallourec.smart para a linha de produtos Project Line Pipes (PLP) foi desenvolvido o Digital Data Book.

O QUE É O DIGITAL DATA BOOK?

O Digital Data Book é um sistema hospedado em nuvem que disponibiliza via web todos os dados reais relacionados aos processos de produção do tubo – desde as barras de aço até o acabamento. Além disso, ele é capaz de integrar todas as informações do escopo de produtos e serviços oferecidos pela Vallourec, feito internamente ou por meio de parceiros – como os processos de Lined Pipes (exemplo MLP1), curvas, revestimentos e solda, apresentando-os em uma interface digital única e amigável, o que agiliza as aprovações técnicas e proporciona aos clientes mais eficiência na gestão de projetos e ativos. “No caminho da chamada Indústria 4.0, que se refere à transformação digital das empresas, a Vallourec tem apostado fortemente no uso da tecnologia para a integração digital das diferentes etapas da sua cadeia produtiva, a fim de facilitar a rotina do cliente. Mais uma vez com o foco e em parceria com o cliente, foi desenvolvido o Digital Data Book”, avalia Dr. Vicente Trindade.

Divulgação

FERRAMENTAS DISPONÍVEIS

O Digital Data Book permite que o cliente, bem como o inspetor terceirizado (Third-Party Inspection - TPI), acompanhe a produção e a inspeção/teste de qualquer local. Os dados de cada tubo estão disponíveis para verificação e análise em tempo real de produção. Existem ferramentas dedicadas para:

• documentação: relatórios de produção e inspeção/teste bem organizados e totalmente rastreáveis;

• data explorer: todos os dados de inspeção/teste podem ser filtrados e gerados vários tipos de relatórios personalizados;

• análise de dados: os dados podem ser visualizados graficamente de diferentes maneiras, como correlação de variáveis, por exemplo, Carbono Equivalente (Ceq) versus resistência à tração, tendência no tempo de quaisquer características do tubo, análise estatística, como histogramas, capacidades, média, desvio-padrão, etc.;

• gerenciamento de projetos: status real do projeto versus cronograma base, status de cada processo e status dos testes. Geração de fluxos de trabalho para diferentes donos de processos, incluindo representantes de clientes e TPI;

• gestão do TPI: é um portal para o representante do cliente e o TPI acompanharem em tempo real a produção e inspeção/testes. Os dados do tubo estarão disponíveis e podem ser verificados automaticamente pelo sistema. Qualquer pessoa autorizada pode acessar o portal remotamente, trazendo transparência à produção, dados em tempo real e visão clara de qualquer processo/etapa de inspeção. Por estar hospedado na nuvem, em servidores com alto grau de segurança, garantimos a integridade dos dados dos projetos registrados no Digital Data Book. Toda a gestão dessas soluções é de responsabilidade de uma equipe de especialistas dedicada ao gerenciamento de Projetos Line Pipe, o que assegura uma comunicação direta e eficiente junto aos clientes. Essa equipe facilita a tomada de decisão, reduz a interface do cliente com diversos fornecedores, garantindo também entrega no prazo e custo competitivo.

Acesse o site www.vallourec.com e conheça as soluções oferecidas pelo Vallourec.smart.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20