Eólica Offshore

Corio e Prumo assinam MOU para desenvolver energia eólica offshore no Porto do Açu

O Memorando de Entendimento dá início às negociações comerciais para acordar a reserva de uma área exclusiva para a Corio no Porto do Açu.

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/03/2024 12:25
Corio e Prumo assinam MOU para desenvolver energia eólica offshore no Porto do Açu Visualizações: 153

A Corio Generation, desenvolvedora global de energia eólica offshore, e a Prumo, desenvolvedora portuária brasileira, assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MOU) para explorar o uso do Porto do Açu, no norte do Estado do Rio de Janeiro, para a implantação dos futuros projetos eólicos da Corio - que devem estar entre a primeira onda de parques eólicos offshore construídos no Brasil.

A Corio tem como objetivo desenvolver cinco parques eólicos offshore brasileiros, totalizando até 6 GW, como parte de seu crescente portfólio global de projetos de mais de 30 GW nas Américas, Ásia-Pacífico e Europa. Os locais para os parques eólicos de fundo fixo propostos, cada um com cerca de 1,2 GW, foram registrados nas áreas marítimas do nordeste, sudeste e sul do país.

Espera-se que o Porto do Açu, o maior complexo portuário industrial privado de águas profundas da América Latina, desempenhe um papel fundamental no apoio ao setor eólico offshore do Brasil devido à sua localização e proximidade com os locais propostos para os parques eólicos. O MOU acordado entre a Corio e a Prumo fará com que as duas empresas explorem o uso do Porto do Açu como uma base estratégica para a implantação eólica offshore da Corio, envolvendo a reserva potencial de uma área dedicada para a futura instalação, operação e manutenção de parques eólicos.

Jonathan Cole (foto), CEO da Corio Generation, uma empresa do portfólio da Macquarie Asset Management, disse: "Para apoiar a implantação de parques eólicos offshore no Brasil, é fundamental que tenhamos uma infraestrutura portuária de primeira classe para a instalação, operação e manutenção de parques eólicos. Na Corio, sabemos como as parcerias são importantes para o sucesso da entrega de grandes infraestruturas de energia. É por isso que estamos muito satisfeitos em trabalhar com a líder regional Prumo para explorar o potencial futuro do Porto do Açu como uma base estratégica para um novo setor pioneiro que pode trazer enormes benefícios para o povo do Brasil."

Rogério Zampronha, CEO da Prumo, disse: ""Estamos muito satisfeitos em anunciar nossa parceria com a Corio, uma empresa líder no setor de energia renovável. Atualmente, há 33 GW de projetos eólicos offshore em andamento, aguardando aprovação de licenciamento do Ibama, situado na costa do porto de Açu. Considerando que aproximadamente 35% do custo de um projeto eólico depende de fatores logísticos, a infraestrutura existente no porto o torna incomparável para a instalação desses parques.

Os CEOs se reuniram no Rio de Janeiro no Brazil Offshore Wind Summit, patrocinado pela Corio Generation e organizado pela associação brasileira do setor eólico ABEEólica e pelo Global Wind Energy Council (GWEC).

O Sr. Cole, que é Presidente do GWEC, discursou no dia de abertura da Cúpula, dizendo "Este é um momento crucial na transição energética do Brasil, com grandes avanços sendo feitos pelas principais empresas brasileiras para diversificar o mix de energia, expandir o acesso à energia e aumentar a segurança energética. Como um dos principais desenvolvedores de energia eólica offshore do mundo, a Corio acredita que a energia eólica offshore pode desempenhar um papel cada vez mais importante e complementar nessa transição como uma tecnologia de energia renovável comprovada e confiável.

"A criação de um setor eólico offshore sustentável envolve a formação de parcerias sólidas entre governo, desenvolvedores, fornecedores e comunidades locais. É por isso que tenho o prazer de participar do Brazil Offshore Wind Summit no Rio de Janeiro: para compartilhar as percepções globais da Corio e ouvir uma ampla variedade de perspectivas sobre como moldar uma futura estrutura industrial que permita que o setor floresça e proporcione investimentos e desenvolvimento econômico de longo prazo", acrescentou.

A Corio está desenvolvendo seu portfólio proposto de 6 GW de projetos eólicos offshore de fundo fixo no Brasil junto com a Servtec, uma empresa líder em geração de energia que desempenhou um papel importante no estabelecimento do setor eólico onshore do país.

Sobre a Corio Generation  - A Corio Generation é uma empresa especializada em energia eólica offshore dedicada ao aproveitamento de energia renovável em todo o mundo. Com uma combinação única de experiência líder no setor e profundo acesso a capital de longo prazo, trabalhamos em estreita colaboração com nossos parceiros na criação e no gerenciamento de projetos, desde a origem, o desenvolvimento e a construção até as operações.

A Corio tem um dos maiores portfólios de projetos eólicos offshore do mundo, com mais de 30 GW em desenvolvimento na Europa, Ásia-Pacífico e Américas, em vários estágios de desenvolvimento. Nosso portfólio abrange mercados estabelecidos e emergentes, bem como tecnologias de fundação fixa e flutuante. Esses projetos eólicos offshore de próxima geração ajudarão a formar a espinha dorsal do sistema de energia global net-zero e, ao mesmo tempo, atenderão às necessidades energéticas das comunidades e dos compradores corporativos de forma sustentável, confiável, segura e responsável.

A Corio Generation é uma empresa do portfólio da Macquarie Asset Management que opera de forma autônoma.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20