Parceria

Braskem completa um ano de operação com Wilson Sons

Redação/Assessoria
19/05/2020 20:43
Braskem completa um ano de operação com Wilson Sons Imagem: Divulgação Visualizações: 501

Estão completando um ano as operações de transporte de resinas termoplásticas da Braskem no Tecon Santa Clara, no Polo Petroquímico de Triunfo. Administrado pela Wilson Sons, o maior operador integrado de logística portuária e marítima no mercado brasileiro, o terminal apresentou resultados positivos nesse período. Em um ano de operação multimodal, a Braskem movimentou 5.957 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) via Tecon Santa Clara. Cerca de 80% dos produtos transportados tiveram como destino os portos de Europa, América do Norte e América do Sul.

"A movimentação de barcaças de contêineres realizada pela Wilson Sons no Tecon Santa Clara representa a consolidação do uso de hidrovias no Estado como transporte até o Porto do Rio Grande. A perspectiva de crescimento dessa operação é um novo futuro para a logística do Rio Grande do Sul", destaca João Ruy Freire, Relações Institucionais da Braskem no RS.

Institucional

Em 2016, a parceria entre Tecon Rio Grande e Braskem reativou o Pier IV do Terminal Santa Clara e marcou a retomada do transporte de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o Porto de Rio Grande. A iniciativa segue sendo vista pelo mercado como uma alternativa para redução de custos logísticos e operacionais. Desde então, as cargas embarcadas em Triunfo são transportadas pela hidrovia até o Tecon Rio Grande para então seguirem ao seu destino final. Entre os serviços disponibilizados pelo Tecon Santa Clara está a possibilidade de estufar e desovar produtos nos contêineres.

O terminal atua com duas barcaças e quatro escalas semanais no Tecon Rio Grande. Os produtos – de importação, exportação e cabotagem – têm como principais origens ou destinos as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Taquari, Serafina Corrêa. As cargas transportadas são, além de resinas, madeira, borracha, frango congelado, entre várias outras.

Desde o início das operações em 2016, o Tecon Santa Clara já movimentou mais de 123 mil TEU. O terminal registrou crescimento de 21% na movimentação de contêineres cheios e vazios no primeiro trimestre de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019. A navegação interior representa 8% das cargas exportadas e importadas pelo Tecon Rio Grande.

"O Tecon Santa Clara é um projeto que vem demonstrando sua eficiência, visto que o mercado identifica na navegação interior cada vez mais uma boa oportunidade. Os resultados do primeiro ano de operações da Braskem são frutos desta parceria e ratificam a importância da presença da multimodalidade no estado", comenta o diretor-presidente do Tecon Rio Grande e Tecon Santa Clara, Paulo Bertinetti. "É um diferencial competitivo a nossa infraestrutura e localização estratégica, que é capaz de movimentar de forma sustentável as cargas gaúchas com maior eficiência de custos logísticos e redução dos riscos de acidentes e avarias", avalia Bertinetti.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13