Energia Elétrica

Brasil aumenta exportação de eletricidade e geração por biomassa

Informações são do Boletim Mensal de Energia, elaborado pelo MME; dados apontam também para crescimento na produção de petróleo e gás no país

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
17/04/2024 15:36
Brasil aumenta exportação de eletricidade e geração por biomassa Imagem: Divulgação Visualizações: 348

O Brasil aumentou as exportações de energia elétrica e a produção de petróleo e gás no ano passado. Além disso, o país teve crescimento na geração de energia por biomassa, de acordo com o Boletim Mensal de Energia de dezembro de 2023, divulgado nesta segunda-feira (15/04) pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Segundo o documento, em 2023, foi observado um novo recorde na produção de petróleo, com um avanço de quase 12% em relação ao maior valor anteriormente alcançado. O gás natural superou em 8,6% o recorde de 2022 no acumulado no ano.

A produção de energia elétrica a partir da biomassa em 2023, teve um aumento de cerca de 9,5% em relação ao ano anterior, destaca o documento. A geração passou da casa dos 22 mil GWh, em 2022, para o patamar dos 24 mil GWh, em 2023, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Outro destaque da publicação foi em relação ao intercâmbio internacional de energia elétrica na comparação ao ano anterior. De acordo com o Boletim Mensal de Dezembro de 2023, o Brasil registrou aumento das exportações líquidas para a Argentina e Uruguai.

A publicação mostrou, ainda, que os dois últimos anos foram mais favoráveis para a geração de energia hidráulica em relação ao ano de 2021, quando houve um cenário de escassez hídrica. É possível observar no gráfico, quanto foi a participação mensal de cada fonte.

Os dados do boletim mostram, inclusive, uma complementaridade entre as fontes da matriz elétrica brasileira, além do aumento da participação da eólica e solar ao longo dos anos. Esses resultados se deram em virtude do aumento da capacidade instalada das fontes, principalmente devido à solar GD.

SELO PROCEL

O famoso adesivo em formato de lâmpada do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel) completou 30 anos de existência. O programa, coordenado pelo MME, já acumulou uma economia da ordem de 215 bilhões de KWh. Esta edição do Boletim Mensal de Energia destacou as três décadas da presença do selo na vida dos brasileiros, bem como a importância da iniciativa para o país.

O Boletim Mensal de Energia é um produto do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE), da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP) do MME.

Acesse aqui o site do Boletim Mensal de Energia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20