Circuito Brasil de Óleo e Gás

Boas notícias em Exploração e Produção para o estado do Rio

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
24/09/2020 20:08
Visualizações: 405

Na edição do Circuito Brasil de Óleo e Gás, evento realizado pela ONIP em parceria com a ABPIP e apoio da Firjan, o Anuário do Petróleo no Rio 2020 foi o tema central e trouxe uma visão sobre as atividades em exploração e produção em águas fluminenses, com convidados de três operadoras. A descoberta anunciada na quarta-feira (23/9) pela Petrobras, que encontrou petróleo em águas ultraprofundas em Naru, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, foi destacada por Roberto Furian Ardenghy, diretor executivo de Relacionamento Institucional na Petrobras.

“Ainda não é possível dizer o que vai acontecer com essa descoberta, uma vez que o prospecto de pré-sal da Bacia de Campos está em fase final de avaliação, no entanto, a notícia traz uma perspectiva positiva”, segundo Ardenghy.

Além da notícia do dia, o executivo registrou também: a importância da tecnologia e da inovação para o avanço das atividades da empresa, com destaque para o Cenpes; o recorde, alcançado recentemente, de regasificação de gás no terminal da Baía da Guanabara, com volume de 30 milhões de m³/dia; o lançamento das estratégias de biorefinos para a Reduc, entre outras estratégias de modernização do parque de refino no Rio; estudos de sinergia entre o Pólo Gáslub e a Reduc; além de principais aspectos das grandes áreas offshore e a construção de suas infraestruturas de produção.

O executivo ainda enalteceu a iniciativa da Firjan de atualizar informações sobre a economia do petróleo no estado do Rio no portal “Dados Dinâmicos”, plataforma digital interativa de consulta e pesquisa, que acompanha o lançamento do Anuário, e confirmou que a empresa está preparando um Petrobras Day para anunciar novas iniciativas de trabalho com sua cadeia de fornecedores.

Revista TN PetróleoOutra boa notícia destacada no evento trata de incentivo à produção de campos maduros, e foi apresentada por Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval na Firjan e diretora geral da ONIP, que mediou o evento e também apresentou a recém lançada edição do “Anuário do Petróleo no Rio”. A regulamentação da redução de royalties em campos concedidos a empresas de pequeno ou médio porte, fruto de resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) 04/2020, está no planejamento da ANP para consulta pública na próxima semana, disse ela, citando informações de José Mauro Ferreira Coelho, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME).

Novas operadoras do mercado offshore no Rio de Janeiro, a Perenco e a BW Energy, também participaram do evento. Beatriz Souto, Legal Counsel da BW, disse que a empresa está muito interessada no Brasil. “A gente enxerga o país como um ambiente sólido, um ambiente regulado e um ambiente jurídico com segurança elevada, além de apresentar órgãos qualificados e que abrem o diálogo com operadores”, pontuou Beatriz. A BW Energy, que adquiriu o campo de Maromba no ano passado, tem como foco os ativos que estão em desinvestimento das tradicionais empresas da E&P, as majors.

Leonardo Caldas, diretor de Relações Institucionais na Perenco do Brasil, afirmou que a empresa, que tem expertise em campos maduros, tentará resgatar a produção histórica do polo de Pargo, em torno de 15 mil a 20 mil barris/dia, com os investimentos que pretende realizar. Hoje a produção é de cerca de 4 mil barris/dia. A expansão ainda depende da aprovação da ANP do plano de desenvolvimento da empresa, que inclui investimentos e uma prorrogação da concessão até 2040, explicou o executivo.

Marcio Felix, vice-presidente executivo na ONIP, fez questão de deixar uma mensagem de ânimo, porque “esse mercado vive de expectativa do futuro e o Brasil tem muitas oportunidades”, destacou ele.

Já Anabal Santos, secretário executivo na ABPIP, ressaltou a importância do painel “Dados Dinâmicos” para a indústria, e lembrou que é possível recuperar os efeitos adversos do ano. “Estamos no meio de um tsunami de mudanças no mercado. Ainda dá tempo de salvar o ano e ter um Anuário 2021 robusto e cheio de entregas; 2020 foi ano de transformações”, analisou Anabal.

Baixe o Anuário do Petróleo no Rio 2020 em https://bit.ly/301yKab

Já os Dados Dinâmicos do Anuário pode ser acessados em https://www.firjan.com.br/firjan/empresas/competitividade-empresarial/petroleoegas/dados-do-rio/

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19