Pesquisa

Antártida: Marinha envia mais um navio de pesquisas

Redação/Agência Brasil
26/10/2018 14:23
Antártida: Marinha envia mais um navio de pesquisas Imagem: Tomaz Silva, Agência Brasil Visualizações: 505

Um navio de pesquisa partirá amanhã (27) de manhã do Rio de Janeiro para a Antártica para realizar trabalhos de campo nos refúgios e acampamentos do continente. A embarcação, que pertence à Marinha e integra 37ª Operação Antártica, também servirá de plataforma de recolhimento para pesquisadores.

A finalidade é promover pesquisas e projetos nas áreas de oceanografia, biologia, geologia e meteorologia. A ação tem como suporte o Navio de Apoio Oceanográfico, batizado de “Ary Rongel”, comandado pelo capitão-de-mar-e-guerra Antonio Braz de Souza.

O navio também será utilizada para apoiar logisticamente os Módulos Antárticos Emergenciais, reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz e fazer levantamentos hidrográficos. A missão conta com o auxílio do Navio Polar “Almirante Maximiano”, duas aeronaves e um grupo de mergulhadores.

Rota

A primeira escala do Navio Ary Rongel é o porto do Rio Grande do Sul, onde será concluído o embarque de material de reabastecimento e de vestimentas antárticas para os tripulantes e pesquisadores embarcados.

Os portos de Punta Arenas, no Chile, e de Montevidéu, no Uruguai, também estão previstos na rota do navio, que retornará ao Rio apenas no ano que vem, em abril.

Segundo a Marinha, essa operação é uma das mais complexas e extensas realizadas pela instituição. Já a Antártida tem papel relevante nos sistemas naturais globais porque age como principal regulador térmico do planeta.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19