Eventos

Açu Petróleo marca presença na Argus Rio Crude Oil Conference

Evento reuniu representantes do setor de O&G e discutiu desafios do setor para os próximos anos

Redação/Assessoria
23/05/2019 14:49
Açu Petróleo marca presença na Argus Rio Crude Oil Conference Imagem: Divulgação Prumo Logística Visualizações: 398

A Açu Petróleo, parceria entre a Prumo Logística e a alemã Oiltanking, foi uma das participantes do Argus Rio Crudel Oil Conference, que aconteceu no Rio de Janeiro. O evento, que está na sua 6º edição, reuniu cerca de 100 executivos da indústria de óleo e gás para discutir os desafios do setor, a partir da previsão de crescimento da produção de petróleo para os próximos anos.

No painel “Market access for Brazilian supply”, o CEO da Açu Petróleo, Victor Bomfim, destacou os desafios do setor, assim como os investimentos necessários atender ao crescimento previsto. “O Brasil tem um desafio logístico enorme para os próximos 5 anos, com a perspectiva de aumento da exportação brasileira para cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia, praticamente o dobro do que é exportado hoje”, destacou o executivo.

Para atender a esta demanda, Bomfim ressaltou a importância de investimentos em tancagem. “Com o aumento da exportação, será necessário ampliar o parque de tancagem do país, possibilitando exportações a partir de navios de maior capacidade. Na Açu Petróleo, estamos trabalhando no desenvolvimento de um parque de tancagem onshore, com capacidade de cerca de 5 milhões de barris, e que viabilizará a otimização de toda cadeia logística de exportação de óleo para os nossos clientes, além de poder oferecer serviços adicionais tais como dewatering e blending”, disse. O início das operações do parque de tancagem está prevista para o final de 2022.

No encontro, o executivo também destacou os diferenciais do terminal da Açu Petróleo, assim como a previsão de movimentação para este ano. “Desde o início da operação do terminal, em 2016, já realizamos mais de 75 operações de transbordo de petróleo, sendo 12 com navios da classe VLCCs, que tem capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de óleo cru.  Para este ano, temos uma previsão de dobrar a movimentação do terminal”.

O terminal da Açu Petróleo conta com 25 metros de profundidade e é o único privado no Brasil com capacidade para receber navios VLCCs. Nele, a operação de transbordo é realizada pela Oiltanking (operadora de classe mundial), em área abrigada por quebra-mar e cercada por barreiras de contenção, o que possibilita uma operação confiável e segura, com eficiência e redução no custo final para os clientes. Com moderna infraestrutura, o terminal tem capacidade e é licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo/dia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.