Produtos e Serviços

A Contínua Disponibilidade da Planta – Válvulas Change-Over LESER

Redação TN Petróleo/Assessoria
26/01/2021 15:26
A Contínua Disponibilidade da Planta – Válvulas Change-Over LESER Imagem: Divulgação Visualizações: 1438

A LESER, empresa alemã tradicional na fabricação de válvulas de segurança e alívio, vem buscando inovações tecnológicas para seu portfólio sem renunciar à qualidade de seus produtos e do compromisso com a saúde, segurança e meio ambiente.

A constante disponibilidade de uma planta permite diminuir períodos de shutdown, que podem ser custosos, portanto, soluções que habilitem serviços rotineiros de manutenção e reparo sem a necessidade de parada total da planta são cruciais. A LESER oferece soluções capazes de aumentar a disponibilidade da planta, principalmente com as Válvulas Change-Over, também conhecidas como válvulas de troca.

As válvulas de troca servem para conectar duas válvulas de segurança a um sistema de pressão através de uma conexão tubular. Nessa configuração, uma válvula de segurança fica em operação enquanto a outra fica em stand-by. A válvula de segurança em stand-by pode ser desinstalada e desmontada para manutenção, enquanto o sistema permanece em operação. A válvula de troca proporciona a contínua proteção do sistema contra níveis de pressão inadmissíveis, aumentando, assim, a disponibilidade e produtividade da planta.

As válvulas de troca são empregadas em sistemas nos quais não é possível ou não é desejável o desligamento, tais como:

• Tanques de depósito para gases industriais;

• Processos químicos ou petroquímicos contínuos com alto custo de parada;

• Processos com altos índices de manutenção preventiva das válvulas de segurança indicados pelo departamento de inspeção (SPIE).

“A Válvula Change-Over LESER é um produto pouco conhecido e, consequentemente, pouco utilizado no Brasil. Porém, trata-se de uma solução inteligente para processos críticos que não podem ser interrompidos para a manutenção das válvulas de segurança. Além de possuir certificação ASME, a construção in-house possibilita prazos competitivos e alto custo-benefício para o produto.” - explica Joachim Fritz, Diretor Geral da LESER Brasil.

Nos últimos meses de 2020, a LESER Brasil iniciou a entrega do maior pedido de Válvulas Change-Over em sua história. Com mais de 130 válvulas de segurança, sendo a maioria para ser instalada em conjunto com as mais de 100 válvulas de troca na entrada e na saída, este pedido se torna um marco na história recente da empresa.

“A LESER Brasil forneceu as Válvulas Change-Over para um grande projeto de processamento de gás no país, o que se tornou o maior parque instalado deste tipo de equipamento do Brasil. Este projeto é um grande passo rumo ao nosso objetivo de reduzir falhas em plantas relacionadas à válvula de segurança a zero.” – afirma Joachim.

As válvulas de segurança e de troca do projeto são todas equipadas com o mais alto sistema de proteção contra corrosão, o ISO 12944 C5M. Em alguns casos, a variante de alta temperatura do sistema de revestimento foi usada para temperaturas de fluido de até 600°C. Assim, as válvulas são equipadas para operação contínua sob as condições da planta e do ambiente.

“Um desafio na preparação para a entrega deste projeto foi o tamanho e o peso das válvulas, podendo chegar a mais de 1 tonelada. Foi necessário fazermos adaptações em nossas instalações para o manuseio destas válvulas, como por exemplo, na cabine de jateamento e pintura. Entretanto, o projeto foi entregue dentro do prazo previamente acordado.” – conclui Joachim.

Para mais informações, por favor, entre em contato conosco:

vendas@leser.com.br

+55 21 3195 5350

Visite nosso site

Siga-nos no

 

Autor: Igor Santos Marketing & Comunicação da LESER. 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19