Opinião

Selic: juros altos podem agravar quadro recessivo, por José Ricardo Roriz Coelho

Redação / Assessoria
05/03/2015 13:45
Selic: juros altos podem agravar quadro recessivo, por José Ricardo Roriz Coelho Imagem: Divulgação Fiesp Visualizações: 332

“A elevação da taxa Selic é mais um ingrediente a alimentar a ameaça de recessão no Brasil. Sem demora, precisamos de uma política de juros e de uma carga tributária compatíveis com as vigentes nos países com os quais competimos”, avalia José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

Representante de um setor que, em 2014, enfrentou queda de 3,5% na produção física e de 6,5% no faturamento real, Roriz é enfático: “A Selic alta não pode ser o único instrumento de combate à inflação. É preciso reduzir gastos públicos, adotar medidas que recuperem a credibilidade do país perante os investidores externos e acenar para o setor produtivo com perspectivas reais de estabilização econômica.”

O empresário também considera que o real desvalorizado é, hoje, uma armadilha, e considera emergenciais medidas que facilitem o acesso das médias e pequenas empresas às linhas de crédito de longo prazo, diminuam o custo de se produzir no Brasil, reduzam a burocracia e estimulem a diversificação da concorrência dos serviços, insumos e matérias primas.

“São essas as respostas que a sociedade espera. Soluções que de fato nos recoloquem na trilha do desenvolvimento”, conclui Roriz.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13