WEC 2019

Rio é candidato a sediar Congresso Mundial de Energia de 2019

Redação/ Assessoria
23/09/2014 13:47
Rio é candidato a sediar Congresso Mundial de Energia de 2019 Imagem: Marcelo Hom / Divulgação Sedeis Visualizações: 53

 

O Rio é candidato a sediar o Congresso Mundial de Energia de 2019 (WEC Rio 2019). Com o apoio do Governo do Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) apresentou a integrantes do corpo consular no Rio o projeto da candidatura da Cidade Maravilhosa, nesta segunda-feira, no Palácio Guanabara. Se a proposta for vencedora, será a primeira vez que uma cidade brasileira abrigará o evento, e a segunda a ocorrer na América Latina. O Rio está na disputa com Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos) e São Petersburgo (Rússia).
 
A candidatura do Rio ao WEC 2019 é liderada pelo IBP. Na reunião, coordenada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, e pelo subsecretário estadual de Relações Internacionais, Pedro Spadale, o secretário-geral do IBP, Milton Costa Filho, fez um relato sobre a campanha do Rio - iniciada em março deste ano. O objetivo do encontro no Palácio Guanabara foi sensibilizar os membros dos consulados no Rio, para que eles mobilizem as representações de seus países no Conselho Mundial de Energia para votar no Rio. Cada país tem direito a um voto.
 
"O Brasil tem uma matriz energética muito diversificada e uma grande vantagem tecnológica na área de petróleo", acrescentou, como alguns dos atrativos da proposta brasileira, o secretário-geral do IBP.
 
O próximo Congresso Mundial de Energia será realizado em 2016, em Istambul, na Turquia. Organizador do Congresso Mundial de Energia, o World Energy Council é privado, reúne 3 mil organizações distribuídas por 92 países, tem sede em Londres e foi criado em 1923. A única vez em que o Congresso Mundial de Energia ocorreu na América Latina foi em 2001 - quando o evento aconteceu em Buenos Aires.
 
A decisão sobre a escolha do local do congresso de 2019 ocorrerá no fim de outubro deste ano, em um encontro do World Energy Council, em Cartagena, na Colômbia.
 
Para tornar a candidatura do Rio vitoriosa, o Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia se associou ao IBP, com vistas a aproveitar a experiência do instituto na realização de eventos. De acordo com Milton Costa Filho, o Brasil foi o único país a enviar representantes de sua candidatura a todos os eventos regionais do World Energy Council no exterior.
 
Além de destacar que o Rio cada vez mais pretende ser uma cidade internacional, o secretário Julio Bueno ressaltou o entusiasmo dos participantes da campanha, de  trazer um evento tão importante para o país.

Com o apoio do Governo do Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) apresentou a integrantes do corpo consular no Rio o projeto da candidatura da Cidade Maravilhosa, nesta segunda-feira, no Palácio Guanabara.

Se a proposta for vencedora, será a primeira vez que uma cidade brasileira abrigará o evento, e a segunda a ocorrer na América Latina. O Rio está na disputa com Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos) e São Petersburgo (Rússia). 

A candidatura do Rio ao WEC 2019 é liderada pelo IBP. Na reunião, coordenada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, e pelo subsecretário estadual de Relações Internacionais, Pedro Spadale, o secretário-geral do IBP, Milton Costa Filho, fez um relato sobre a campanha do Rio - iniciada em março deste ano.

O objetivo do encontro no Palácio Guanabara foi sensibilizar os membros dos consulados no Rio, para que eles mobilizem as representações de seus países no Conselho Mundial de Energia para votar no Rio.

Cada país tem direito a um voto. "O Brasil tem uma matriz energética muito diversificada e uma grande vantagem tecnológica na área de petróleo", acrescentou, como alguns dos atrativos da proposta brasileira, o secretário-geral do IBP. 

O próximo Congresso Mundial de Energia será realizado em 2016, em Istambul, na Turquia. Organizador do Congresso Mundial de Energia, o World Energy Council é privado, reúne 3 mil organizações distribuídas por 92 países, tem sede em Londres e foi criado em 1923.

A única vez em que o Congresso Mundial de Energia ocorreu na América Latina foi em 2001 - quando o evento aconteceu em Buenos Aires. 

A decisão sobre a escolha do local do congresso de 2019 ocorrerá no fim de outubro deste ano, em um encontro do World Energy Council, em Cartagena, na Colômbia. 

Para tornar a candidatura do Rio vitoriosa, o Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia se associou ao IBP, com vistas a aproveitar a experiência do instituto na realização de eventos.

De acordo com Milton Costa Filho, o Brasil foi o único país a enviar representantes de sua candidatura a todos os eventos regionais do World Energy Council no exterior. 

Além de destacar que o Rio cada vez mais pretende ser uma cidade internacional, o secretário Julio Bueno ressaltou o entusiasmo dos participantes da campanha, de  trazer um evento tão importante para o país.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20