Excelência Acadêmica

PUC-RJ: Pós-graduação em Engenharia Mecânica completa 50 anos

Redação / Assessoria
27/11/2014 14:10
PUC-RJ: Pós-graduação em Engenharia Mecânica completa 50 anos Imagem: Divulgação Aker Solutions Visualizações: 167

Neste ano, o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) comemora 50 anos de existência do seu Programa de Pós-graduação. Em 1964 foi inaugurado o curso de Mestrado e, em 1980, teve início o curso de Doutorado. Desde então, já se formaram no Programa 615 Mestres e 149 Doutores. Atualmente, o Programa conta com cerca de 160 alunos, que se dividem entre as três áreas de concentração oferecidas: Petróleo e Energia, Termociências e Mecânica Aplicada.
 
Seu corpo docente é formado por 18 professores doutores, que também atuam na graduação e têm ativa participação na comunidade científica nacional e internacional. Mais de 70% de seus professores são bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo que, destes, 62% estão no nível 1, o mais elevado percentual registrado nas avaliações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) do Ministério da Educação.
 
Atuando em estreita parceria com a indústria, o Programa vem desenvolvendo projetos de pesquisa com empresas como Petrobras, WEG, IBP, Embraer, Statoil do Brasil, Chevron Brasil, Repsol-Sinopec do Brasil, Shell, PSA Peugeot Citroën, TWB, Schlumberger, Light, Eletronuclear, ONIP, US Navy, British Gas, entre outras.

O Departamento oferece ainda quatro cursos de pós-graduação lato sensu: Engenharia de Petróleo (em parceria com a Engenharia Civil), Engenharia de Dutos, Engenharia de Tubulações e Engenharia de Processos em Petróleo e Gás.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13