Complexo Logístico e Industrial

Prumo inicia operação do Porto do Açu

Redação/ Assessoria
29/10/2014 14:13
Prumo inicia operação do Porto do Açu Imagem: Divulgação Prumo Logistíca Visualizações: 474

 

No  dia 25 de outubro, o Porto do Açu concluiu com sucesso sua primeira operação. O navio “Key Light” foi carregado com 80 mil toneladas de minério de ferro no píer dedicado do T1.
O carregamento marcou o início de operação do empreendimento. A embarcação, que chegou ao porto no dia 22, está atualmente a caminho da China.
“Este primeiro navio representa um marco histórico para o porto. Já temos vários clientes produzindo, mas o embarque da Anglo American é o primeiro realizado. Agora estamos focados em iniciar a movimentação de embarcações no Terminal 2 até o fim do ano”, comemora Eduardo Parente, presidente da Prumo Logística.
Um dos marcos conquistados na última semana foi a conclusão da instalação de 28 boias de sinalização, que auxiliam os navios no trajeto de entrada dos canais. Foram colocadas 18 unidades no T1, e outras 10 no T2.
As boias, que são do tipo articuladas submersíveis, ficam abaixo da linha d´água, apenas com uma haste com a lanterna de fora.
Este tipo de boia oferece maior segurança à navegação por ser fixa e não se deslocar da posição original, como geralmente acontece com a boia flutuante.
Com uma espécie de âncora em sua base, chamada de poita, que fica presa no fundo do canal, além de uma lanterna na superfície que permite melhor visualização do navegador, este tipo de boia dispensa o uso de faróis de alinhamento.
O trabalho de instalação levou cerca de dois meses e foi realizado com o apoio de embarcações, que lançaram as boias que possuem de 12 a 14 metros de comprimento e pesam cerca de 28 toneladas cada.
Outra tecnologia em funcionamento no Porto do Açu, e que garante o aumento da segurança da navegação no canal do T2, é o radar VTS. Instalado no Centro de Controle Operacional do Tráfego Marítimo (CCOTM), o equipamento funciona como um scanner 360º e detecta, em tempo real, embarcações de pequeno porte dos mais diversos tipos, como barcos de apoio e de pesca, além de surfistas.
O radar tem alcance de cerca de 25 milhas náuticas de distância, equivalente a 50 quilômetros.
O Porto do Açu é o primeiro porto brasileiro a contar com o sistema, que fornece uma série de informações como localização, velocidade, porte, calado, tipo de carga e bandeira das embarcações.
O monitoramento é realizado por meio de câmeras de vigilância e sensores, que recebem dados que permitem monitorar e controlar o tráfego marítimo.
Cais
A Prumo também concluiu em setembro a construção do cais do Terminal Multicargas (TMULT), terminal próprio, que possui 500 metros de extensão e 14,5 metros de profundidade.
O terminal, que irá movimentar carga geral de empresas instaladas no porto e outros clientes, aguarda as autorizações para início de operação, previsto para o primeiro semestre de 2015.
A capacidade de movimentação do TMULT, na primeira fase, é de aproximadamente 4 milhões de toneladas de granéis sólidos e carga geral.
Outra importante conquista foi a fabricação do último bloco de concreto que irá formar o quebra-mar do T2, que será composto por 42 blocos no total.
Eles foram produzidos pelo Kugira, maior equipamento para produção de caixões de concreto do mundo, da empresa espanhola Acciona, que estava no Porto do Açu desde 2012.
A previsão é que a construção do quebra-mar do T2 seja concluída no início do ano que vem.
Sobre o Porto do Açu
Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense.
Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).
O T1 é composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. O terminal contará na sua totalidade com 4 quilômetros de cais.
O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de até 14,5 metros.
No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução e a implantação da linha de transmissão.
Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar carga de projetos, coque, bauxita, veículos, granéis sólidos, carga geral e petróleo.

No dia 25 de outubro, o Porto do Açu concluiu com sucesso sua primeira operação. O navio “Key Light” foi carregado com 80 mil toneladas de minério de ferro no píer dedicado do T1.

O carregamento marcou o início de operação do empreendimento. A embarcação, que chegou ao porto no dia 22, está atualmente a caminho da China.

“Este primeiro navio representa um marco histórico para o porto. Já temos vários clientes produzindo, mas o embarque da Anglo American é o primeiro realizado. Agora estamos focados em iniciar a movimentação de embarcações no Terminal 2 até o fim do ano”, comemora Eduardo Parente, presidente da Prumo Logística.

Um dos marcos conquistados na última semana foi a conclusão da instalação de 28 boias de sinalização, que auxiliam os navios no trajeto de entrada dos canais. Foram colocadas 18 unidades no T1, e outras 10 no T2.
As boias, que são do tipo articuladas submersíveis, ficam abaixo da linha d´água, apenas com uma haste com a lanterna de fora.

Este tipo de boia oferece maior segurança à navegação por ser fixa e não se deslocar da posição original, como geralmente acontece com a boia flutuante.

Com uma espécie de âncora em sua base, chamada de poita, que fica presa no fundo do canal, além de uma lanterna na superfície que permite melhor visualização do navegador, este tipo de boia dispensa o uso de faróis de alinhamento.

O trabalho de instalação levou cerca de dois meses e foi realizado com o apoio de embarcações, que lançaram as boias que possuem de 12 a 14 metros de comprimento e pesam cerca de 28 toneladas cada.

Outra tecnologia em funcionamento no Porto do Açu, e que garante o aumento da segurança da navegação no canal do T2, é o radar VTS. Instalado no Centro de Controle Operacional do Tráfego Marítimo (CCOTM), o equipamento funciona como um scanner 360º e detecta, em tempo real, embarcações de pequeno porte dos mais diversos tipos, como barcos de apoio e de pesca, além de surfistas.

O radar tem alcance de cerca de 25 milhas náuticas de distância, equivalente a 50 quilômetros.

O Porto do Açu é o primeiro porto brasileiro a contar com o sistema, que fornece uma série de informações como localização, velocidade, porte, calado, tipo de carga e bandeira das embarcações.

O monitoramento é realizado por meio de câmeras de vigilância e sensores, que recebem dados que permitem monitorar e controlar o tráfego marítimo.

Cais

A Prumo também concluiu em setembro a construção do cais do Terminal Multicargas (TMULT), terminal próprio, que possui 500 metros de extensão e 14,5 metros de profundidade.

O terminal, que irá movimentar carga geral de empresas instaladas no porto e outros clientes, aguarda as autorizações para início de operação, previsto para o primeiro semestre de 2015.

A capacidade de movimentação do TMULT, na primeira fase, é de aproximadamente 4 milhões de toneladas de granéis sólidos e carga geral.

Outra importante conquista foi a fabricação do último bloco de concreto que irá formar o quebra-mar do T2, que será composto por 42 blocos no total.

Eles foram produzidos pelo Kugira, maior equipamento para produção de caixões de concreto do mundo, da empresa espanhola Acciona, que estava no Porto do Açu desde 2012.

A previsão é que a construção do quebra-mar do T2 seja concluída no início do ano que vem.

Sobre o Porto do Açu

Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense.

Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).

O T1 é composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. O terminal contará na sua totalidade com 4 quilômetros de cais.

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de até 14,5 metros.

No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução e a implantação da linha de transmissão.

Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar carga de projetos, coque, bauxita, veículos, granéis sólidos, carga geral e petróleo.

 

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