Exportações

Presidente da CNA reafirma posição contra cobrança previdenciária

Redação/Assessoria CNA
28/07/2016 16:36
Presidente da CNA reafirma posição contra cobrança previdenciária Imagem: Divulgação/João Martins CNA Visualizações: 246

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se nesta quarta-feira (27/7) com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para discutir a taxação das exportações de produtos agropecuários. Martins reiterou sua posição contrária à medida, em um momento de crise econômica e que os produtores rurais enfrentam margens de lucro cada vez mais reduzidas, por conta de fatores como a questão cambial e a alta dos custos de produção.

Esta é uma questão que tem preocupado o setor, em razão de proposta do governo de revogar a isenção de contribuição previdenciária para produtores rurais que exportam sua produção total ou parcial, sob o pretexto de aumentar a arrecadação de receita. "Somos veementemente contra qualquer forma de se taxar as exportações sobre a agropecuária e esperamos que o governo analise esta questão pela contribuição que temos dado para a economia", justificou João Martins.

O ministro da Casa Civil prometeu analisar as justificativas da CNA e se comprometeu a debater o tema com todos os setores envolvidos para buscar uma proposta de consenso. A argumentação do Executivo para estudar a taxação previdenciária no campo é a de que o principal déficit de receita está no meio rural. Outro ponto levantado pelo presidente da CNA foi o de que no meio rural há muitos segurados especiais que têm na aposentadoria sua principal fonte de renda.

Desta forma, Martins pediu ao ministro que analise com calma a questão para não prejudicar os trabalhadores rurais que hoje sentem os efeitos da crise. No início do ano, Martins já havia se posicionado contra a cobrança do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as vendas externas de soja e milho, por conta de um decreto do governo de Goiás determinando a medida.

Participaram da reunião os vice-presidentes diretores Carlos Rivaci Sperotto, Mário Borba e Júlio da Silva Rocha Júnior, além do secretário-executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, e o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20