Aquisição

PetroRio adquire da Shell os campos de Bijupirá e Salema

HRT Participações em Petróleo S.A.
22/01/2015 12:22
PetroRio adquire da Shell os campos de Bijupirá e Salema Imagem: Divulgação Shell Visualizações: 790

A PetroRio, nova marca da HRT Participações em Petróleo S.A. anuncia a celebração de contrato de compra e venda para adquirir 80% de participação sobre os direitos e obrigações dos contratos de concessão dos Campos de Bijupirá e Salema com a Shell Brasil Petróleo Ltda., sendo a Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras a detentora dos 20% remanescentes. Na mesma operação, foram adquiridos, dentre outros ativos, o navio FPSO Fluminense, utilizado na produção de ambos os campos, com capacidade de armazenamento para 1,3 milhão de barris de óleo. Somente após a aprovação dos órgãos reguladores, a empresa passará a ser a operadora dos Campos.

Com esta transação a PetroRio se torna uma das maiores produtoras independentes do país, operando uma média de mais de 30 mil barris de óleo por dia. Tal fato significa triplicar a produção atual e posiciona a PetroRio como uma das companhias emergentes mais importantes no cenário da indústria petrolífera do Brasil.

Os Campos de Bijupirá e Salema, situados em lâminas d’água de 480 a 850 m, estão localizados no polígono do Pré-Sal, a apenas 80 km em direção nordeste do Campo de Polvo, primeiro ativo de produção da PetroRio, gerando ganhos de sinergias importantes entre suas operações. As licenças cobrem uma área de 40.000.000 m2 e sua produção diária é de 22 mil barris de óleo leve e 325 mil m3 de gás associado, equivalentes a 24 mil boe/dia. O óleo extraído nos campos é do tipo leve de 28º a 31ºAPI.

A PetroRio nasce com uma nova cultura corporativa focada no aumento de produção por meio da aquisição de ativos de produção, reexploração e otimização dos Campos de Polvo, Bijupirá e Salema, aumento da eficiência operacional e redução dos custos de produção e das despesas corporativos, assim como a eliminação do risco exploratório. O objetivo maior da Companhia é a geração de valor para seus acionistas com a proteção da sua liquidez e do incremento de receita e lucro, observando um total respeito à segurança e ao meio ambiente.

A aquisição de Bijupirá e Salema será realizada com parte dos recursos levantados através da 1º Emissão de Debêntures Conversíveis em Ações e de operação de financiamento estruturado, liderada pela Glencore Ltd., subsidiária integral da Glencore PLC.

A conclusão da transação de compra e venda entre a PetroRio e a Shell está sujeita a determinadas condições precedentes, dentre as quais, a aprovação da cessão dos direitos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13