Setor Portuário

Movimentação portuária cresce 1% no terceiro trimestre de 2014

Antaq
22/01/2015 12:51
Movimentação portuária cresce 1% no terceiro trimestre de 2014 Imagem: Sérgio Coelho / Codesp Visualizações: 16

O setor portuário brasileiro (portos organizados + terminais de uso privado) movimentou, durante o terceiro trimestre de 2014, 251,1 milhões de toneladas brutas, o que significa um crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2013. A informação é da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ. O estudo pode ser acessado pelo site www.antaq.gov.br, através do link “estatísticas”. Os números consolidados do ano passado referentes à movimentação portuária nacional serão divulgados em 24 de fevereiro.

De acordo com o estudo, a movimentação nos portos organizados apresentou queda de 1,5%, totalizando 91,4 milhões de toneladas. Já a movimentação de carga nos TUPs registrou aumento de 2,4%, com 159,7 milhões de toneladas. As principais cargas movimentadas pelos TUPs foram minério de ferro, combustíveis, bauxita, soja e carvão mineral. Nos portos públicos, destaque para minério de ferro, combustíveis e soja.

Os produtos que obtiveram melhor desempenho em relação à movimentação foram combustível, com 3,3 milhões de toneladas e acréscimo de 6,8%; contêineres, com 1,7 milhão de toneladas e aumento de 6,4%; e carvão mineral, com 1,2 milhão de toneladas e crescimento de 6,4% na movimentação. Outro destaque foi o Porto de Vitória, que registrou incremento de 24,3% na movimentação de cargas.

O desempenho da movimentação de minério de ferro foi negativo: queda de 2,2%. A movimentação do milho, do açúcar e da soja também teve queda no terceiro trimestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013.

O levantamento mostra, ainda, que a movimentação de granel sólido foi responsável por 61,3% do total, com 153,8 milhões de toneladas. Enquanto o granel líquido ficou com 23,2%. Dos dez grupos de mercadorias que corresponderam a 88,5% da tonelagem de cargas no período, sete são de granéis sólidos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19