Tecnologia

INESC TEC apresenta novas tecnologias na 5ª edição do Fórum do Mar

INESC TEC
12/11/2015 17:32
INESC TEC apresenta novas tecnologias na 5ª edição do Fórum do Mar Imagem: Divulgação Visualizações: 370

Um robô para operar na indústria naval, tecnologias para gestão portuária integrada, robôs que participam em missões de busca e salvamento ou um submergível robótico para aplicações civis e militares em mar profundo, são algumas das tecnologias que o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) vai ter em mostra durante três dias, na 5ª edição do Fórum do Mar, que se realiza de 17 a 19 de Novembro na Exponor.

O projecto CARLoS desenvolveu um robô que opera na indústria naval e que apresenta algumas das seguintes características: grande mobilidade dentro dos compartimentos do navio, capacidade de decisão semiautónoma no trabalho a desenvolver, capacidade de soldagem autónoma de rebites, programação baseada em competências, entre outras.

Coordenado pelo Aimen Technology Centre, o projecto conta com a participação da Aalborg Universitet, Robotnik, C.A.T. progetti, Deltamatic e Astilleros Jose Valiña, que subcontrataram o INESC TEC para desenvolver este robô.

O Porto de Leixões e o de Viana do Castelo, geridos pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), usufruem desde Setembro da ferramenta 3Port, que permite gerir várias das necessidades e dos processos de negócio das autoridades portuárias de forma integrada, mas também interagir com o público geral, que pode, por exemplo, ver em tempo real o que está a acontecer no porto. Este foi um projecto conjunto do INESC TEC e da TRIEDE TTI com a APDL.

Do projecto ICARUS (Integrated Components for Assisted Rescue and Unmanned Search Operations – Componentes integradas para assistência a operações de busca e salvamento), resultaram robôs capazes de dar apoio em acções de busca e salvamento.

O projecto tem como objectivo desenvolver ferramentas robóticas que vão auxiliar as equipas de resgate em operações de busca e salvamento, numa componente de segurança terrestre e marítima. O INESC TEC foi responsável pelo desenvolvimento do cenário de segurança marítima, capaz de actuar, por exemplo, numa situação de desastre natural.

Um novo submergível de águas profundas tem o nome TURTLE. A rondar os 1300 quilos e o tamanho de um pequeno automóvel utilitário, a plataforma robótica permite aplicações de mercado quer civis quer militares. O protótipo, que vai estar em exposição no Fórum do Mar, pode ser controlado à distância máxima de oito quilómetros por um computador portátil equipado para realizar leituras de ondas sónicas e está preparado para descer até 1000 metros de profundidade.

Aprovado pela EDA (European Defence Agency) e coordenado pela empresa A. Silva Matos, o TURTLE conta com a participação do INESC TEC, Marinha Portuguesa, CINAV e Ply.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20