Aço

Gerdau vende operação na Espanha

Assessoria/Redação
20/05/2016 14:31
Visualizações: 275

A Gerdau anuncia hoje, 20 de maio, a realização de acordo definitivo de venda de sua empresa produtora de aços especiais na Espanha para a Clerbil SL, grupo de investimento com experiência internacional formado por executivos locais da Companhia, liderados pelo atual CEO da operação, José Jainaga.

O valor da transação é de € 155 milhões, com a possibilidade de receber até € 45 milhões adicionais ao final de cinco anos, a depender do desempenho futuro do negócio.

"Frente aos desafios globais da indústria do aço, estamos buscando gerar mais valor de mercado e ampliar a competitividade de nossas operações, mantendo o endividamento sob controle. Nesse contexto, a venda na Espanha está sendo realizada para que a Gerdau possa focar-se em suas empresas com maior rentabilidade. Além disso, gostaria de agradecer o empenho de nossa equipe local para enfrentar o desafiador momento em que atravessa o mercado mundial do aço", afirma o diretor-presidente (CEO) da Gerdau, André B. Gerdau Johannpeter.

"Compreendemos a decisão da Gerdau de concentrar-se em mercados com rentabilidade mais alta e aproveitamos para agradecer seu compromisso com a operação na Espanha por mais de 10 anos. Foi um período de intenso trabalho, o qual possibilitou ampliar nosso conhecimento sobre o negócio de aços especiais", reforça o diretor-presidente (CEO) da Clerbil SL, José Jainaga.

A empresa, que voltará a operar sob a marca Sidenor, possui fábricas no País Basco, em Cantabria e na Cataluña e escritórios comerciais na Alemanha, na França, na Itália e no Reino Unido. A capacidade instalada da companhia é de um milhão de toneladas por ano e fornece aços especiais para diversos setores da economia, principalmente para a indústria automotiva. Além disso, a companhia detém um dos maiores Centros de Pesquisa e Desenvolvimento do setor do aço na Europa, sendo uma referência no desenvolvimento de novas tecnologias na produção do aço. Sidenor e Gerdau continuarão colaborando com o desenvolvimento de novos produtos, particularmente aços para a indústria automotiva.

A transação deverá ser concluída até julho, sujeita à análise das autoridades concorrenciais da Espanha.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13