Empresas

GE fornece sistemas de propulsão para 23 navios-tanque

Os pedidos foram feitos pelas empresas sul-coreanas Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering e Hyundai Heavy Industries. O equipamento será instalado em 23 novos navios-tanque de GNL, o que representa uma potência total de propulsão de 1.105 megawatts.

Redação
09/08/2012 12:10
Visualizações: 302
Uma das principais fornecedoras de tecnologia de propulsão elétrica para os navios de transporte de gás liquefeito natural (GNL), a GE Power Conversion recebeu recentemente novos pedidos das empresas sul-coreanas Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering e Hyundai Heavy Industries. O equipamento será instalado em 23 novos navios-tanque de GNL, o que representa uma potência total de propulsão de 1.105 megawatts.

“Esses projetos reforçam o conhecimento da GE em propulsão elétrica para aplicações em GNL - mundialmente reconhecido pelas principais empresas do segmento”, afirmou Paul English, líder do setor marine da GE Power Conversion. “Nosso investimento contínuo em inovação e em soluções competitivas nos permitem personalizar e otimizar nossas ofertas, além de atender as solicitações específicas dos clientes”, completa.

O escopo dos contratos inclui conversores MV7000, motores de indução, transformadores, geradores, conjuntos de manobra de geração e distribuição e sistemas de controle de propulsão. A fabricação de todos os motores de propulsão é realizada na fábrica de máquinas rotativas da GE, localizada em Nancy, e os sistemas de propulsão serão projetados pelo centro de excelência de marinha mercante de Belfort, ambos na França.

Os conversores e motores da GE são desenvolvidos e aperfeiçoados para que os sistemas de propulsão sejam de fácil manutenção. As máquinas de indução são acionadas por conversores PWM (Modulação por Largura de Pulso) utilizando IGBTs de montagem press-pack em um design compacto. Os sistemas de propulsão elétrica global da GE proporcionam alta eficiência, viabilidade e flexibilidade.


GE na propulsão de navios-tanque GNL

Tradicionalmente, a propulsão de navios tanque de GNL tem sido baseada em caldeiras e turbinas a vapor. Nos últimos anos, muitos proprietários de navios tem adotado motores bi combustíveis combinados com propulsão elétrica como solução mais eficiente, até 30% em altas cargas. Além disso, estas soluções aumentam a capacidade de carga entre 03 e 05%, já que permitem que o projetista do navio possa otimizar a disposição do equipamento.

A GE Power Conversion é a primeira empresa a equipar com propulsão elétrica um navio-tanque de GNL completo. O pedido foi feito em 2002 para a embarcação da Gaz de France Energy. Este projeto marco foi seguido por uma série de pedidos em 2005 e 2006, para oito grandes navios-tanque fabricados na Coréia. Nos dois anos seguintes, a GE foi escolhida para equipar a mais nova geração de navios-tanque de GNL com os novos e avançados sistemas de propulsão elétrica.

Os motores de indução para a indústria naval foram desenvolvidos há 15 anos pela GE para as marinhas dos Estados Unidos, Inglaterra e França. Hoje a companhia continua sendo a única empresa com aplicações navais que combinam motores de indução de alta potência com acionamento PWM (Modulação por Largura de Pulso).

Em setembro de 2011, a GE Energy adquiriu a Power Conversion, até então conhecida como Converteam. A Power Conversion aplica tecnologia em sistemas de conversão para ajudar a transformação da infraestrutura de energia do mundo. Desenvolve e fornece tecnologias avançadas de controle de processos industriais, geradores e motores elétricos, além de inversores de frequência, que contribuem para um futuro mais limpo e produtivo. Este business oferece produtos, soluções e serviços para diversos segmentos, tais como: Energia, Marine & Offshore, Indústria e Óleo & Gás.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20