Inovação Tecnológica

Fincantieri projeta navio sonda para o futuro

World Maritime News
27/03/2015 14:07
Fincantieri projeta navio sonda para o futuro Imagem: World Maritime News Visualizações: 101

A italiana Fincantieri, o grupo de construção naval do governo Italiano, apresentou, na Offshore Mediterranean Conference 2015, seu projeto do navio sonda para perfuração no leito marinho com tecnologia para atender as demandas do futuro nesta atividade.

A tecnologia batizada de Próxima amplia o alcance da perfuração em profundidades de até 15.240 metros no subsolo, em lâmina d’água de até 3.657 metros, inova o sistema de torres de perfuração utilizando duas torres cilíndricas telescópicas que aumenta a velocidade da operação de perfuração.

O diretor da área de projetos da Fincantieri, Gianni Scherl, apresentou o projeto do primeiro navio, o Overdill, informando que a concepção do projeto é resultado de extensa pesquisa com os operadores de sondas offshore. Em entrevista a World Maritime News apresentou os conceitos do projeto e suas características. A seguir as principais informações:

  • A concepção do projeto considerou que os principais valores na atividade de perfuração offshore são a segurança, redundância, confiabilidade do equipamento e a redução do tempo de perfuração.
  • A frota atual de navios sonda opera em profundidades máximas de 3.048 metros de lâmina d’água e até profundidades no subsolo de até 12.192 metros, o projeto amplia esses valores.
  • O projeto também permite que novo navio sonda recebe equipamentos de grande porte como risers (dutos de acesso a cabeça do poço) e sistema de controle de pressão sem precisar de adaptações.
  • Possibilita acomodação para 250 pessoas, tem capacidade de receber até dois helicópteros ao mesmo tempo e o casco duplo aumenta a segurança.
  • Atendendo sugestões dos operadores o espaço no deque de operações de perfuração foi ampliado.
  • O casco com as melhorias no projeto é menor que a média da frota atual e diversos sistemas e equipamentos foram colocador no interior do casco ampliando a área de operações no deque.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19