18º Rio Boat Show

Estaleiros brasileiros crescem e apostam em exportação

Empresas que estarão no evento falam do interesse fora do país.

Redação / Assessoria
12/03/2015 15:20
Visualizações: 35

O Rio Boat Show, considerado o maior salão náutico da América Latina, acontece de 26 a 31 de março no Riocentro, apresentando atrações, lançamentos e também novidades de estaleiros de todo Brasil. Um dos destaques desse ano será do estaleiro catarinense, Schaefer Yachts, que fechou um acordo de uma nova unidade fora do país.
 
A instalação do estaleiro será em Busan, segunda maior cidade da Coreia do Sul, com prazo de até 18 meses para iniciar a produção de lanchas a partir de 30 pés (aproximadamente 10 metros de comprimento). A Schaefer Yachts, sediada em Florianópolis, com 23 anos de mercado, fabrica lanchas e iates entre 30 e 80 pés.
 
“Começaremos fabricando a Phantom 303 e ano a ano evoluiremos nos modelos, até produzirmos o iate de 83 pés (Schaefer 830)”, informou o empresário Marcio Schaefer. No Brasil, o preço médio de uma 303 é de R$ 400 mil, porém na Coreia do Sul será pelo menos 25% mais baixo, por conta de menor carga tributária e da competitividade da economia daquele país.
 
“O convite é um reconhecimento mundial da expertise brasileira no segmento”, resumiu Pedro Odílio Phellippe, diretor-industrial da Schaefer Yachts. O mercado também está mais receptivo às exportações: até 2008, dois meses da produção do estaleiro catarinense era destinado ao mercado europeu, mas o cenário retraiu pela valorização do Real nos últimos anos. “Com o dólar forte, nossa presença no exterior será retomada”, disse Phellippe.
 
Cimitarra também aposta

Outro estaleiro brasileiro que estará presente no Rio Boat Show e que volta apostar na exportação é o Cimitarra, que inclusive pensa em implantar um estaleiro na Ásia. Com a meta de fabricar 90 barcos por ano, a empresa do Rio Grande do Sul já vendeu 25 unidades neste início de ano, mostrando que a alta do dólar é um ponto positivo.
 
Rio Boat Show
O evento, que movimentou na última edição R$ 193 milhões em negócios, reunirá esse ano mais de cem expositores entre estaleiros, indústrias especializadas em motores e equipamentos, empresas fornecedoras de peças e tecnologia, além de outras áreas da cadeia produtiva do setor. Mais de 120 embarcações estarão em exposição.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20