ENAEX 2015

Encontro Nacional de Comércio Exterior terá como tema foco na competitividade

Redação / Assessoria
02/07/2015 13:39
Encontro Nacional de Comércio Exterior terá como tema foco na competitividade Imagem: Crédito: Claus Bunk Visualizações: 25

“Financiamento e garantia, chaves da competitividade no comércio exterior”; “A facilitação do comércio exterior: caminho para ampliar a competitividade”; e “O presente e o futuro das barreiras não tarifárias” são alguns dos temas que serão abordados durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX  2015), promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). O evento acontece dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, e terá como tema central “AEB 45 anos em prol da competitividade no comércio exterior”. As inscrições, gratuitas, estão abertas no site www.enaex.com.br.

Entre os nomes já confirmados para participar do encontro está o de Armando Monteiro, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que irá falar sobre o Plano Nacional de Exportações. Também participarão, entre outros, o presidente da Apex-Brasil, David Barioni; e os secretários, Anamélia Soccal Seyffarth (CAMEX); Daniel Godinho(SECEX), e Marcelo Maia (MDIC/SCS).

O Enaex, que está na sua 34ª edição, é o mais importante fórum de diálogo entre empresários e governo e, mais uma vez, reunirá representantes de toda a cadeia de negócios do comércio internacional para discutir as principais questões que envolvem o setor, com vistas a melhorar a competitividade dos produtos brasileiros.

“Buscaremos, durante as discussões que pautarão o encontro, unir governo e setor privado para formular propostas que apontem para uma maior competitividade do comércio exterior brasileiro, que criem condições para que as empresas possam colocar seus produtos e prestar serviços no exterior, em condições de enfrentar adequadamente os concorrentes”, afirma José Augusto de Castro, presidente da AEB.

O ENAEX

Estão previstos workshops, painéis e discussões sobre os principais temas relacionados ao setor. Os inscritos também terão a oportunidade de participar de despachos executivos e reuniões, assim como visitar a área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.

Paralelamente ao evento, ocorrerá a reunião do Conselho de Comércio Exterior do MERCOSUL (MERCOEX), formado pelas co-irmãs da AEB, no âmbito regional, Câmara de Exportadores de la República Argentina (CERA), Unión de Exportadores del Uruguay (UEU) e Centro de Importadores del Paraguay (CIP).

Em reconhecimento às empresas e instituições que se destacaram no comércio externo do Brasil no ano anterior, a AEB e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) concederão, durante o evento, o Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2015, que está em sua 21ª edição.

Esta edição do ENAEX também marcará as comemorações dos 45 anos da AEB e incluirá atividades alusivas à data, entre elas o lançamento do livro com a história da AEB e da evolução do comércio exterior nos últimos 45 anos.

Serviço:

Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2015)

Data: 19 e 20 de agosto de 2015

Horário: 8h às 19h (19/8) e 8h às 17h (20/8)

Local: Centro de Convenções Sul América (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ)

Informações e inscrições: www.enaex.com.br/enaex2015

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19