Opinião

Desafio do setor naval e offshore é a busca por competitividade

Afirmação é do presidente da Abenav.

Redação TN/ Ascom 11ª Navalshore
16/04/2014 14:41
Visualizações: 94

O desafio da indústria nacional é atender a demanda de forma competitiva, vencidas as etapas de reativação da indústria e capacidade de produção com elevado índice de conteúdo local. A afirmação foi dada hoje por Augusto Mendonça, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav), em entrevista concedida para a e-news da Marintec South America -11ª Navalshore.

"Hoje, plataformas e embarcações possuem índices de conteúdo local acima dos acordados em contrato. O setor também conta com importante participação do governo em incentivos fiscais e atração de investimentos. O momento é o de a indústria nacional melhorar sua competitividade, de modo que possa atender toda a demanda do setor em termos de preço, boa qualidade e prazo dos cronogramas", completa.

Outro ponto destacado na entrevista foi a complexidade do parque industrial brasileiro, segundo Mendonça, o país hoje é exportador de vários materiais e equipamentos que se utilizam também na construção de embarcações e plataformas.

Outra parte, menos de 30% do material e de equipamentos, ainda não possui fabricantes nacionais, de modo que, esta parcela acaba sendo obrigatoriamente importada.

Missão no Reino Unido

Na busca pelo fortalecimento da cadeia de fornecedores a Abenav participou em janeiro de uma missão no Reino Unido, onde esteve presente em seminários e realizou visitas técnicas: "No Reino Unido foi possível ver o elevado nível de especialização das empresas britânicas, que tiveram uma oportunidade semelhante a nossa, com forte apoio do governo e conseguiu se desenvolver e chegar ao estágio atual, sendo um dos nossos benchmarks para o setor", destacou o presidente da Abenav.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13