Solução

Cresce o uso de tecnologias modulares

Construções com estruturas metálicas em módulos.

Redação/ Assessoria
11/09/2014 17:22
Visualizações: 137

 

Uma solução inteligente e versátil para a criação de novos espaços empresariais vem sendo cada vez mais utilizada: construções com estruturas metálicas em módulos.  Tanto containers marítimos reformados, quanto módulos habitáveis, feitos com chapas de aço reconfiguráveis, estão dando lugar a escritórios inteiros, ou vestiários, cozinhas, banheiros, arquivos, salas de aula e treinamento, almoxarifados e canteiro de obras.
Bastante flexíveis, estes espaços são usados como alternativas temporárias ou fixas, podendo ser locados ou comprados. Segundo Mauro Sergio, gerente da filial de Rio das Ostras da NHJ do Brasil, a montagem lembra o brinquedo lego. “As empresas podem aumentar ou diminuir suas áreas conforme a necessidade, Isto traz economia com aluguéis de áreas que podem ficar inutilizadas por alguns períodos”, ressalta.
Os produtos têm estrutura para receber todas as instalações de ar condicionado, hidráulica, elétrica, iluminação, entre outros itens e recebem ainda revestimento termo-acústico, quando necessário. Outra vantagem é a agilidade na montagem. “Uma construção deste tipo fica pronta de 30 a 90 dias. E quando se usa apenas containers, a montagem é ainda mais rápida”, diz. 
Os espaços podem ser desmobilizados e reutilizados com outra finalidade com muita facilidade, ao contrário da alvenaria, que exige demolições. Mauro ressalta que é possível fazer prédios de até três andares. “Esse tipo de obra é facilmente reconfigurável de acordo com o desejo do cliente, com garantia de reaproveitamento constante de espaços construídos, A unidade ou o conjunto, por não ser estrutura fixa, pode ser facilmente transportado e expandido”.
Segundo Mauro Sérgio, as características modulares e estruturais fazem com que a tecnologia tenha melhor desempenho que outras tecnologias convencionais, principalmente na questão de cronogramas apertados para execução das obras.
Além disso, os containers e módulos usam fundações rasas, distribuídas uniformemente, sem que haja necessidade de impermeabilizar o solo. Por essa razão, não causam nenhum tipo de impacto ambiental durante a sua permanência.
A empresa AFG Inspeção e Reparo de Risers S.A, em Macaé, está montando sua base com containers. Os equipamentos foram locados por quatro anos e em cinco dias os containers foram preparados para serem instalados. Ao todo, serão utilizados seis containers acoplados, com duas escadas, passarela, guarda corpo e sobre teto. Cada container mede 20 pés ( 2,43 m largura x 6,06 m comprimento x 2,58m altura),  com aproximadamente 15 m². 

Uma solução inteligente e versátil para a criação de novos espaços empresariais vem sendo cada vez mais utilizada: construções com estruturas metálicas em módulos.  

Tanto containers marítimos reformados, quanto módulos habitáveis, feitos com chapas de aço reconfiguráveis, estão dando lugar a escritórios inteiros, ou vestiários, cozinhas, banheiros, arquivos, salas de aula e treinamento, almoxarifados e canteiro de obras.

Bastante flexíveis, estes espaços são usados como alternativas temporárias ou fixas, podendo ser locados ou comprados. Segundo Mauro Sergio, gerente da filial de Rio das Ostras da NHJ do Brasil, a montagem lembra o brinquedo lego.

“As empresas podem aumentar ou diminuir suas áreas conforme a necessidade, Isto traz economia com aluguéis de áreas que podem ficar inutilizadas por alguns períodos”, ressalta.

Os produtos têm estrutura para receber todas as instalações de ar condicionado, hidráulica, elétrica, iluminação, entre outros itens e recebem ainda revestimento termo-acústico, quando necessário.

Outra vantagem é a agilidade na montagem. “Uma construção deste tipo fica pronta de 30 a 90 dias. E quando se usa apenas containers, a montagem é ainda mais rápida”, diz. 

Os espaços podem ser desmobilizados e reutilizados com outra finalidade com muita facilidade, ao contrário da alvenaria, que exige demolições. Mauro ressalta que é possível fazer prédios de até três andares. “Esse tipo de obra é facilmente reconfigurável de acordo com o desejo do cliente, com garantia de reaproveitamento constante de espaços construídos, A unidade ou o conjunto, por não ser estrutura fixa, pode ser facilmente transportado e expandido”.

Segundo Mauro Sérgio, as características modulares e estruturais fazem com que a tecnologia tenha melhor desempenho que outras tecnologias convencionais, principalmente na questão de cronogramas apertados para execução das obras.

Além disso, os containers e módulos usam fundações rasas, distribuídas uniformemente, sem que haja necessidade de impermeabilizar o solo.

Por essa razão, não causam nenhum tipo de impacto ambiental durante a sua permanência.

A empresa AFG Inspeção e Reparo de Risers S.A, em Macaé, está montando sua base com containers.

Os equipamentos foram locados por quatro anos e em cinco dias os containers foram preparados para serem instalados.

Ao todo, serão utilizados seis containers acoplados, com duas escadas, passarela, guarda corpo e sobre teto.

Cada container mede 20 pés ( 2,43 m largura x 6,06 m comprimento x 2,58m altura), com aproximadamente 15 m². 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.