Nova embarcação

Conforto na Baía de Guanabara

Redação TN / Governo do Estado do RJ
19/03/2015 13:57
Conforto na Baía de Guanabara Imagem: Divulgação TN Petróleo Visualizações: 34

A barca Pão de Açucar é a primeira das nove novas embarcações compradas pelo governo do estado do Rio de Janeiro a chegar ao Brasil. Construída no estaleiro Guangzhou, na China, o catamarã Pão de Açucar está operarando na linha entre a Praça Quinze e a Praça Araribóia.

A embarcação tem dois andares e capacidade para duas mil pessoas. Ela também possui dupla proa, o que permite a partida e a saída do atracadouro sem necessidade de manobra. As demais serão integradas à frota nos próximos 12 meses.

Juntas, as sete barcas vão possibilitar uma oferta de 24 mil lugares por hora no período de rush da linha entre Rio e Niterói. Já o tempo de travessia entre os dois municípios será reduzido de 18 para 10 minutos.

Para renovar a frota, o Governo do Estado investiu R$ 273 milhões nas sete barcas chinesas e em outros dois catamarãs nacionais, de 500 lugares. Montadas pelo estaleiro cearense Inace, os catamarãs menores vão atender aos trajetos entre a Ilha Grande e as estações de Mangaratiba e Angra dos Reis.

“A entrada em operação do novo catamarã representa um salto de qualidade no atendimento ao usuário que faz o trajeto Rio-Niterói de barca. Teremos mais conforto e rapidez na travessia, além, é claro, de um potente ar-condicionado”, disse o secretário de Transportes Carlos Roberto Osorio.

Desde dezembro de 2014, foram realizados ajustes nos píeres e  construção de flutuantes nas estações Praça XV e Araribóia, adequação dos itens de segurança às normas brasileiras, além de treinamento prático e teórico da tripulação. Com a liberação da Pão de Açúcar para tráfego, mais dois mil lugares serão ofertados na linha Praça XV-Araribóia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19