Appa

Appa promove audiência pública sobre modernização do berço 201

Assessoria/Redação
20/06/2016 18:42
Appa promove audiência pública sobre modernização do berço 201 Imagem: Divulgação Visualizações: 44

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou, nesta sexta-feira (17), uma audiência pública para apresentar o Projeto de adequação do berço 201 do cais comercial do Porto de Paranaguá. Neste projeto serão investidos R$ 183 milhões com recursos próprios da Appa e o prazo de execução previsto é de 20 meses.

Diretores, engenheiros e técnicos envolvidos no projeto de adequação do berço 201 do cais comercial do Porto de Paranaguá participaram da audiência e ficaram à disposição do público para esclarecer possíveis dúvidas.

“O objetivo é tornar público os estudos e as circunstâncias que envolverão o projeto, esclarecer dúvidas e recolher sugestões como forma de mostrar a importância deste empreendimento e evitar qualquer tipo de desinformação sobre o mesmo”, declarou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

O QUE É - A modernização dos berços e ampliação do cais vai triplicar a capacidade de operação do berço 201, passando de dois milhões de toneladas por ano, para seis milhões de toneladas/ano. Cada uma das novas linhas de operação terá capacidade para carregar 2 mil toneladas de grãos por hora, com a possibilidade para receber carga de novos terminais interligados. As atuais linhas de carregamento, com mais de dez anos de uso, carregam apenas mil toneladas por hora.

Já a ampliação do berço 201 permitirá a atracação de três navios, simultaneamente, sem restrições. Isso porque, desde a construção dos berços houve uma evolução no tamanho dos navios, sem que houvesse a ampliação do cais. Com isso, um navio de grande porte, atualmente, ocupa dois berços de atracação para operar no cais do Porto de Paranaguá.

“Hoje, nos berços 201, 202 e 203 atracam apenas dois navios. A ampliação do cais em 100 metros permitirá que três navios possam atracar simultaneamente nos três berços, tornando o berço 202, neste momento inoperante, em um berço ativo”, ressaltou o diretor.

Segundo ele, as obras proporcionarão maior agilidade no atendimento aos clientes do Porto de Paranaguá e uma remodelação de todo o arranjo operacional do Porto.

Projeto – O projeto de modernização dos berços 201 e 202 e ampliação do berço 201 tem como objetivo fazer a reestruturação e adequação do cais. A obra permitirá ainda a realização da dragagem de aprofundamento e a atracação de navios de até 80 mil Toneladas de Porte Bruto (TPB). A modernização do cais também possibilitará a instalação de equipamentos para carregamento de grãos com capacidade operacional de 4 mil toneladas/hora, utilizando dois carregadores de navios com capacidade de carregamento de 2 mil toneladas/hora.

O projeto prevê ainda o prolongamento de 100 metros de cais do berço 201, a construção de um dolfim de amarração, uma plataforma estaqueada para instalação de novas torres de transferência de carga, blocos de fundação para sustentação das galerias transportadoras, instalação de duas passarelas de pedestres, equipamentos e instalações para manuseio de grãos no cais de carregamento dos navios, novo sistema mecânico para alimentar os novos shiploaders que serão montados na ampliação do berço 201 e construção de subestação e salas de compressores de ar.

Licenciamento - O Projeto de adequação do berço 201 do cais comercial do Porto de Paranaguá já possui Licença de Instalação (LI), emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em cumprimento com a legislação ambiental vigente e para garantir a preservação do meio ambiente na baía de Paranaguá.

A Licença de Instalação Número 1076/2015 foi publicada pelo órgão ambiental no dia 19 de agosto de 2015 e autoriza as obras de reforço estrutural, troca de defensas, implantação de espaçadores metálicos, remoção de dolphin a oeste do cais, prolongamento de 100 metros do cais existente, instalação de novo dolphin de amarração, remoção de 1500m3 de sedimento de cravação de estacas com despejo de área terrestre de 10.000 metros quadrados contida por dique de areia impermeabilizado internamente, localizado ao lado da esquina sudeste do cais Leste do Porto de Paranaguá.

Obra necessária - O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, a leste do cais comercial, realizou movimentação de mais de 16 milhões de toneladas em 2014, e 18 milhões de toneladas em 2015. A estimativa é que em 2016, o Porto atinja o patamar de 50 milhões de toneladas (movimentação total do Porto), sendo aproximadamente 41% desta movimentação de granéis sólidos.

“Para atendimento a esta demanda o Porto deverá se adequar, com projetos de expansão, novos berços de atracação e otimização da atual logística de escoamento de cargas”, disse Dividino.

Ele explicou, que o setor leste do Porto já vem trabalhando com demanda reprimida há décadas, e os estudos em desenvolvimento apontam que a expansão – física e de movimentação de cargas - do segmento de granéis sólidos vegetais será a oeste do cais comercial do Porto, com a possibilidade de implantação de novos terminais e berços para escoamento de mercadorias.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13