Tecnologia

App facilita acesso aos conceitos navais

Os principais conceitos e termos navais agora estão reunidos um aplicativo com versões para dispositivos móveis.

Sindarma
13/11/2015 15:04
App facilita acesso aos conceitos navais Imagem: Divulgação Visualizações: 499

 

Os principais conceitos e termos navais agora estão reunidos um aplicativo com versões para dispositivos móveis. Trata-se do App Dicionário Naval, que é uma ferramenta colaborativa criada para expandir o conhecimento com estudantes e profissionais do setor da navegação.

O aplicativo surgiu a partir de um grupo de pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com cooperação do Instituto de Pesquisa em Transportes (Intra). A iniciativa contou ainda com apoio do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Segundo o criador do aplicativo e aluno do curso de Engenharia Naval da UEA, Paulo Brilhante, de 19 anos, a ideia foi proposta pelo professor e engenheiro Paulo Azevedo durante aulas do curso de graduação. Ele resolveu colocar em prática o projeto com ajuda do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC).

"Havia uma dificuldade de compreensão dos termos navais, principalmente para quem está iniciando na engenharia naval. Apesar de existir outros dicionários, eles não têm imagem acompanhando cada conceito", comentou o universitário.

O especialista em transporte hidroviário interior do Intra e um dos apoiadores do projeto, José Teixeira, destacou que o Dicionário Naval é importante para minimizar essas dificuldades e carências encontradas na indústria naval.

"A indústria naval é carente de informação e não está estruturada sobre os principais modelos de tecnologia. Existe uma certa dificuldade em relação aos termos técnicos encontrados na engenharia naval. A ideia desse aplicativo é minimizar essa dificuldade de conhecimento dos termos navais", explicou José Teixeira.

Uma das inovações do App é trazer um dicionário naval ilustrado diferenciando dos demais glossários existentes. "A maioria dos glossários não é ilustrada, o que dificulta a interpretação desses termos. Além de gerar conteúdo para indústria naval local, a nossa intenção foi facilitar a interpretação desse conteúdo ilustrando o máximo possível os conceitos já estabelecidos", ressaltou Teixeira.

O aplicativo reúne principais conceitos navais. O sistema foi projetado usando como referência alguns bancos de informação, dentre eles da Marinha do Brasil, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e outros dicionários navais. Ao todo, o dicionário tem 96 termos. Entretanto, uma nova atualização é preparada e ampliará o acervo para 157 palavras.

O aplicativo também adota princípios colaborativos. Os usuários podem sugerir alterações e novos conceitos de termos, que passam por avaliação antes de integrar a lista de palavras e expressões. "O grupo analisa o conceito sugerido. Se estiver dentro dos parâmetros de qualidade e referência a sugestão é aceita", explicou Teixeira.

A elaboração do App teve orientação do professor Eduardo Barreda e ainda participação do analista de sistema Fabrício Miranda. A nova ferramenta está disponível para downloads gratuitos nas lojas virtuais: Play Store, Apple Store e Google Play. O App pode ser instalado em tablets, smartphones e celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19