acesso a redes sociais
  • RSS
  • twitter
tabela de conversão
  • tabela de conversão
Anunciante no Portal Naval
  • anunciar no site
Petróleo e Gás

Produção de petróleo cai 6% em relação a junho

02/09/2013 | 15h32
A produção de petróleo no Brasil no mês de julho foi de aproximadamente 1,974 milhões de barris por dia e a de gás natural 78,5 milhões diários de metros cúbicos, totalizando 2,468 milhões de barris de óleo equivalente por dia. A produção de gás natural aumentou 10,6 % em relação a julho de 2012 e a de petróleo teve queda de 2,4% em relação ao mesmo mês. Houve redução de 6% na produção de petróleo e de 1,9% na de gás natural em relação a junho deste ano, causada principalmente pela parada programada da Plataforma P-40, no campo de Marlim Sul, por cerca de 15 dias.

Os dados constam no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado nesta segunda-feira (2) pela agência reguladora.

Cerca de 93% da produção de petróleo e gás natural foram provenientes de campos operados pela Petrobras e aproximadamente 91,4% da produção total de petróleo e 73,1% da produção de gás natural foram explotados de campos marítimos. A produção teve origem em 9.050 poços, sendo 784 marítimos e 8.266 terrestres. A plataforma com maior produção foi a P-56, que produziu 143,8 mil barris de óleo equivalente por dia através de 8 poços localizados no campo de Marlim Sul.


Pré-sal

A produção do pré-sal foi de 296,4 mil barris diários de petróleo e 9,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, totalizando 358,8 mil barris de óleo equivalente por dia, uma redução de 4,6% em relação ao mês anterior.

A produção teve origem em 25 poços localizados nos campos de Baleia Azul, Caratinga, Barracuda, Jubarte, Linguado, Lula, Marlim, Voador, Marlim Leste, Pampo, Pirambu, Sapinhoá e Trilha.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o principal motivo para a queda na produção foi a conclusão do Sistema de Produção Antecipada (SPA) do poço 3BRSA788SPS, interligado ao FPSO Cidade de São Vicente e localizado no campo de Sapinhoá.


Bacias maduras e acumulações marginais

A produção procedente das bacias maduras terrestres (Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) foi de 172,8 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 140,9 mil barris diários de petróleo e 5,1 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Os campos cujos contratos são de acumulações marginais produziram um total de 74,5 barris diários de petróleo e 2,2 mil metros cúbicos de gás natural por dia.
 
A versão completa do boletim da produção está disponível em: www.anp.gov.br
Fonte: Ascom ANP
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar
separador menu